Repositório Digital

A- A A+

Notícias do poder executivo : o noticiário da TV NBR entre o público e o governamental

.

Notícias do poder executivo : o noticiário da TV NBR entre o público e o governamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Notícias do poder executivo : o noticiário da TV NBR entre o público e o governamental
Autor Borges, Tiago Gautier Ferreira
Orientador Weber, Maria Helena
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Comunicação pública
Telejornalismo
Televisão pública (Comunicação)
[en] Government broadcast
[en] Government communication
[en] NBR notícias
[en] Public communication
[en] Public sphere
[en] TV NBR
Resumo O objeto de análise deste trabalho é o telejornal NBR Notícias, principal noticiário da TV NBR, emissora de televisão do Poder Executivo brasileiro em nível federal. A discussão teórica se dá no campo da comunicação e da política, com o desenvolvimento dos conceitos de esfera pública habermasiana, esfera pública da visibilidade e política de imagem, comunicação pública e comunicação governamental, jornalismo institucional, televisão e telejornalismo. A análise parte de uma perspectiva histórica e descritiva da TV NBR e do NBR Notícias, a fim de contextualizar a produção de notícias. Finalmente, verifica-se de que modo o telejornal contribui para a efetivação de um processo de comunicação pública através da análise de conteúdo de suas reportagens. A conclusão é que o NBR Notícias se aproxima do paradigma da comunicação governamental e não é capaz de estabelecer um processo de comunicação pública efetivo.
Abstract This research is a study on news program NBR Notícias, main news of TV NBR, Brazilian’s Government broadcast. The theoretical discussion is placed in the fields of communications and politics, with the concepts of Habermas’ public sphere, public sphere of visibility, image politics, public communication, government communication, institutional journalism, television, and television news. This analysis brings a historical perspective in addiction to a descriptive one on TV NBR and NBR Notícias, in order to contextualize its news production. Finally, it is verified how this news cast contribute to a process of public communication with the analysis of its reports’ contents. The conclusion is that NBR Notícias is closer to the paradigm of government communication and it is not able to establish an effective public communication process.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67199
Arquivos Descrição Formato
000871991.pdf (1.860Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.