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O cinema revolucionário de “Rio, 40 graus”: a luta, a polêmica e o sucesso (Brasil, década de 1950)

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O cinema revolucionário de “Rio, 40 graus”: a luta, a polêmica e o sucesso (Brasil, década de 1950)

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Título O cinema revolucionário de “Rio, 40 graus”: a luta, a polêmica e o sucesso (Brasil, década de 1950)
Autor Ferreira, Rafael Mautone
Orientador Grijó, Luiz Alberto
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Arte
Cinema brasileiro
Cultura
Indústria cinematográfica
Rio, 40 Graus (Filme)
Resumo A monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre o processo de consagração do filme “Rio, 40 graus”, reconhecido pelos historiadores do cinema brasileiro como o primeiro filme deste país que utilizou o modelo de produção cinematográfica independente. O trabalho busca explicar como um filme marginal, tanto em seu conteúdo como em sua precariedade de produção, conseguiu obter sucesso de bilheteria, de crítica e ganhar prêmios em festivas de cinema na década de 1950. Por meio de um estudo sobre as condições da indústria cinematográfica brasileira e da efervescência de debates sobre a arte e cultura no Brasil, entenderemos quais tomadas de posição e as estratégias utilizadas pelo diretor do filme, Nelson Pereira dos Santos, e sua equipe possibilitaram o êxito na realização da película. Devido à proibição da exibição do filme, foi, também, analisado o contexto de crise republicana, nos anos de 1954 e 1955, vividas durante o período da realização do filme até seu lançamento. Neste sentido, a monografia aborda os motivos da interdição, a luta pela liberação e as consequências deste processo para consagração do filme.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67203
Arquivos Descrição Formato
000872670.pdf (710.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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