Repositório Digital

A- A A+

Avaliação das funções executivas em pacientes com demência do tipo Alzheimer

.

Avaliação das funções executivas em pacientes com demência do tipo Alzheimer

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação das funções executivas em pacientes com demência do tipo Alzheimer
Autor Dozza, Anderson Cassol
Orientador Roriz-Cruz, Matheus
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Avaliacao neuropsicologica
Doença de Alzheimer
Função executiva
Idoso
Neuropsicologia
Resumo Nessa pesquisa irá ser apresentada a temática da relação das Funções Executivas (FEs), sendo um intricado sistema de funções cognitivas, com relação à Doença de Alzheimer (DA), uma das principais causas de demência no Brasil e no mundo. Como objetivos destaca-se a intenção de avaliar as funções executivas em pacientes com demência do tipo Alzheimer, o desenvolver de novas pesquisas na área para auxiliar na reabilitação neuropsicológica de pacientes demenciados, auxiliar num modelo de prevenção secundária para pacientes com demência e disfunção executiva e analisar e correlacionar suas alterações no decorrer da evolução de tal demência. Participaram dessa pesquisa três idosas de idade entre 79 e 80 anos, com o Clinical Dementia Rating (CDR) entre 1 e 2, escolaridade de nível médio incompleto a superior completo e todas pertencente a uma Instituição de Longa Permanência de Idosos de uma cidade do interior do estado. Foram utilizados os seguintes testes neuropsicológicos: Neupsilin (Subteste de Memória e Funções Executivas), Bateria Cerad, Figuras Complexas de Rey, Wais-III (Wechsler Adult Intelligence Scale – Subteste de Códigos e Procurar Símbolos = Índice de Velocidade de Processamento) e Teste de Trilhas Coloridas. Percebeu-se que os testes que mais se mostram efetivos na avaliação para tal pesquisa e que demonstraram maior alteração nos escores foram sensíveis ao estudo, porém alguns não foram tão efetivos independente da idade, gênero, grau de formação bem como com o CDR de cada participante.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67243
Arquivos Descrição Formato
000869652.pdf (349.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.