Repositório Digital

A- A A+

Perspectiva de género en Hasta Siempre, Mujercitas, de Marcela Serrano

.

Perspectiva de género en Hasta Siempre, Mujercitas, de Marcela Serrano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Perspectiva de género en Hasta Siempre, Mujercitas, de Marcela Serrano
Autor Riva, Anelise Ferreira
Orientador Navarro, Márcia Hoppe
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Estudos de gênero
Feminismo
Língua espanhola
Literatura chilena
Literatura comparada
Mulheres
Serrano, Marcela, Hasta siempre, mujercitas
[es] Crítica feminista
[es] Género
[es] Literatura
Resumo Este trabalho se dedica à análise da obra ficcional “Hasta siempre, Mujercitas”, da escritora chilena Marcela Serrano, a partir de pressupostos teóricos da crítica feminista e dos estudos de gênero. Para tanto, foram estudados os personagens femininos de dita obra com vistas a verificar como se comportam e se há uma desconstrução ou manutenção do discurso centrado no masculino. Deste modo, se buscou investigar se os personagens estariam reproduzindo ou rompendo com modelos de uma literatura canônica baseada em concepções patriarcais. Desde o estudo da narrativa, se constatou que os personagens a partir da reflexão começam a adquirir consciência de gênero. O desejo de romper com o estabelecido aparece em quase todos os personagens e se em algum caso o personagem não subverte o tradicional isto não diminui a força de ruptura da narrativa que demonstra algumas das varias facetas do sujeito mulher.
Resumen Este trabajo está dedicado al análisis de la obra ficcional “Hasta siempre, Mujercitas”, de la escritora chilena Marcela Serrano, a partir de presupuestos teóricos de la crítica feminista y de los estudios de género. Para ello, se ha estudiado los personajes femeninos de dicha obra con vistas a verificar cómo se comportan y si hay una desconstrucción o manutención del discurso centrado en lo masculino. De este modo, se ha buscado investigar si los personajes estarían reproduciendo o rompiendo con modelos de una literatura canónica basada en concepciones patriarcales. Desde el examen de la narrativa, se ha constatado que los personajes a partir de la reflexión empiezan a adquirir conciencia de género. El deseo de romper con lo establecido aparece en casi todos los personajes y si en algún caso el personaje no subvierte lo tradicional esto no disminuye la fuerza de ruptura de la narrativa que demuestra algunas de las varias facetas del sujeto mujer.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/67258
Arquivos Descrição Formato
000871893.pdf (1.110Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.