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Comunicação, terceiro setor e celebridades : uma análise do site do Instituto Ayrton Senna

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Comunicação, terceiro setor e celebridades : uma análise do site do Instituto Ayrton Senna

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Título Comunicação, terceiro setor e celebridades : uma análise do site do Instituto Ayrton Senna
Autor Monma, Hanae
Orientador Sartor, Basilio Alberto
Co-orientador Baldissera, Rudimar
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Imagem organizacional
Instituto Ayrton Senna.
[en] Celebrities
[en] Communication
[en] Identity
[en] Image
[en] Third sector
Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender como aspectos da identidade e da imagem das celebridades são acionados por organizações do terceiro setor para obter adesão e apoio de seus públicos, a partir de análise dos conteúdos disponíveis no site do Instituto Ayrton Senna. O quadro teórico do estudo compreende as noções de comunicação, comunicação organizacional, imagem, identidade, terceiro setor, celebridades e capital simbólico. Em termos metodológicos, emprega-se a técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin (2004) a fim de identificar os aspectos identitários e de imagem da celebridade Ayrton Senna, presentes nos conteúdos do site do Instituto Ayrton Senna. Tais aspectos apresentam-se nas seguintes categorias: ídolo Imortal, Valor Agregado, Campeão Esportista, Líder Brasileiro, Heroi e Altruísta. O trabalho conclui que o Instituto Ayrton Senna aciona esses aspectos para promover processos identificatórios e construir uma imagem organizacional positiva e idealizada, tanto para captação de recursos quanto para viabilizar e legitimar sua atuação.
Abstract This study aims to analyze how aspects from the identity and image of celebrities are triggered by nonprofit organizations for membership and support of their stakeholders, based on an analysis of the content available on the website of Instituto Ayrton Senna. The theoretical framework of the study includes the concepts of communication, organizational communication, image, identity, third sector, celebrities and symbolic capital. In terms of methodology, will be employed the technique of content analysis proposed by Bardin (2004) to identify aspects of identity and image of the celebrity Ayrton Senna, present in the contents of the Ayrton Senna Institute site. These aspects are presented in the following categories: Immortal Idol, Earned Value, Champion Sportsman, Brazilian Leader, Hero and Selfless. This Study concludes that Instituto Ayrton Senna drives these aspects to promote identification processes and build a positive organizational image and idealized, both for fundraising and to facilitate and legitimize their actions.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67264
Arquivos Descrição Formato
000871622.pdf (1.181Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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