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A melhor do mundo é daqui : a comunicação da marca de cerveja Polar nas redes sociais Twitter e Facebook

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A melhor do mundo é daqui : a comunicação da marca de cerveja Polar nas redes sociais Twitter e Facebook

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Título A melhor do mundo é daqui : a comunicação da marca de cerveja Polar nas redes sociais Twitter e Facebook
Autor Fanslau, Michelle
Orientador Alves, Denise Avancini
Co-orientador Weber, Maria Helena
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Estratégia de comunicação
Marca
Redes sociais
Resumo O presente trabalho tem como objetivo investigar as estratégias de comunicação da marca Polar (cerveja comercializada no RS) nos sites das redes sociais Facebook e Twitter. Para tal, apresenta um histórico sobre a sociedade vista como rede, iniciando pelo seu estudo no século passado, passando pela utilização de sua metáfora nos dias de hoje e chegando ao estudo dessas redes no ciberespaço. Na sequência, apresenta as plataformas virtuais de onde foram recolhidas as publicações para a presente pesquisa. Posteriormente, faz um breve panorama sobre forma de mensuração nesses ambientes online, através de indicadores e métricas. Por fim, aborda alguns conceitos de comunicação de marca como comunicação estratégica, identidade, imagem e reputação organizacional, além de conceitos de valor e de marca propriamente ditos. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar o histórico da marca a fim de entender seu posicionamento atual, analisar as redes utilizadas por ela, observar a frequência e o modo (temática que aborda) como a marca faz inserções nessas redes, analisar o conteúdo postado e, por fim, compreender os modos de interação e sua eficácia apresentados no Twitter e Facebook pela Polar. Nesse sentido, o trabalho fez o acompanhamento dos critérios da semana artificial, resgatando as manifestações da marca nas plataformas Facebook e Twitter e, posteriormente, utilizando como metodologia a análise de conteúdo para categorizar os dados. A principal conclusão do estudo foi que a marca consegue manter seu posicionamento através das comunicações pelos sites de redes sociais e que a estratégia utilizada no Facebook mostra-se mais efetiva no sentido da comunicação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67266
Arquivos Descrição Formato
000871632.pdf (4.716Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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