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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorFanslau, Michellept_BR
dc.date.accessioned2013-03-06T01:39:20Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67266pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar as estratégias de comunicação da marca Polar (cerveja comercializada no RS) nos sites das redes sociais Facebook e Twitter. Para tal, apresenta um histórico sobre a sociedade vista como rede, iniciando pelo seu estudo no século passado, passando pela utilização de sua metáfora nos dias de hoje e chegando ao estudo dessas redes no ciberespaço. Na sequência, apresenta as plataformas virtuais de onde foram recolhidas as publicações para a presente pesquisa. Posteriormente, faz um breve panorama sobre forma de mensuração nesses ambientes online, através de indicadores e métricas. Por fim, aborda alguns conceitos de comunicação de marca como comunicação estratégica, identidade, imagem e reputação organizacional, além de conceitos de valor e de marca propriamente ditos. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar o histórico da marca a fim de entender seu posicionamento atual, analisar as redes utilizadas por ela, observar a frequência e o modo (temática que aborda) como a marca faz inserções nessas redes, analisar o conteúdo postado e, por fim, compreender os modos de interação e sua eficácia apresentados no Twitter e Facebook pela Polar. Nesse sentido, o trabalho fez o acompanhamento dos critérios da semana artificial, resgatando as manifestações da marca nas plataformas Facebook e Twitter e, posteriormente, utilizando como metodologia a análise de conteúdo para categorizar os dados. A principal conclusão do estudo foi que a marca consegue manter seu posicionamento através das comunicações pelos sites de redes sociais e que a estratégia utilizada no Facebook mostra-se mais efetiva no sentido da comunicação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleA melhor do mundo é daqui : a comunicação da marca de cerveja Polar nas redes sociais Twitter e Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWeber, Maria Helenapt_BR
dc.identifier.nrb000871632pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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