Repositório Digital

A- A A+

Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A

.

Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de estratégias de Trade Marketing do Grupo A
Autor Costa, Bruno Gomes
Orientador Fioriolli, Jose Carlos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Canais de marketing
Estratégias
Mercado livreiro
Resumo O presente estudo tem por finalidade principal analisar e avaliar as estratégias de trade marketing empregadas pelo Grupo A ao longo do desenvolvimento de suas atividades comerciais. Para tanto, o trabalho está fundamentado na literatura acerca dos assuntos: marketing; trade marketing; estratégias de distribuição de produtos; gestão das ações de marketing e comerciais; e gerenciamento de estruturas comerciais. Foram realizadas: entrevistas em profundidade baseadas em um roteiro semiestruturado com gestores das áreas de marketing e comercial do Grupo A, visando obter informações sobre as politicas e estratégias de marketing e comerciais da empresa, bem como da utilização dos conceitos de trade marketing no desenvolvimento destes processos. Também foram realizadas pesquisas e análises de documentos e materiais de ambas as áreas na busca de insumos relevantes para o desenvolvimento do trabalho. O referencial teórico, as entrevistas, os documentos analisados, e a experiência do pesquisador na área foram de valiosa importância para a análise das estratégias empregadas pelo Grupo A, assim como para a avaliação da aderência das mesmas aos modelos propostos na literatura sobre o assunto. Ao final, concluiu-se que as estratégias de trade marketing desenvolvidas pelo Grupo A ainda são incipientes e que nem todas possuem grande aderência aos modelos defendidos na bibliografia do assunto. Todavia, existem diversas atividades desenvolvidas pelas áreas de marketing e comercial que suportam ações de trade marketing, além do fato da empresa já possuir consciência da necessidade de utilização mais aprofundada do ferramental de trade marketing e já estar criando as bases para que tais estratégias sejam desenvolvidas no futuro.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67466
Arquivos Descrição Formato
000867847.pdf (605.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.