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dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorArmiche, Tainá Trespachpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-12T01:40:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67480pt_BR
dc.description.abstractOs investimentos em Tecnologia de Informação aumentam a cada ano, e nas previsões de consultorias como IDC e Gartner, a mobilidade representa cada vez mais uma fatia maior nesse montante. Ainda são incipientes os estudos referentes ao valor das tecnologias de informação móveis e sem fio (TIMS) para as organizações, principalmente no Brasil, onde a tecnologia é recente (SANTOS, 2001). O mercado corporativo que melhor aceita e adota essas tecnologias é o norte-americano (CASTELLS e CARDOSO, 2005). Esse estudo objetiva analisar o valor das TIMS para as empresas brasileiras e americanas, e para tanto utiliza-se o método de pesquisa survey, realizada a partir de um instrumento previamente proposta e adaptado, contendo 5 dimensões e 29 itens. As dimensões se referem aos benefícios proporcionados pelo uso das TIMS, sendo Estratégicos, Informacionais, Transacionais, Transformacionais e de Integração. Para validação do instrumento de pesquisa, foram realizadas duas entrevistas com especialistas do mercado, e foi analisada a fidedignidade do instrumento a partir do índica Alpha de Cronbach. A pesquisa mostra, a partir das médias obtidas e do teste “t” de student, que as empresas americanas percebem maior valor nas TIMS. Ainda, mostra que as dimensões de maior valor são a Informacional e Estratégica, e a de menos valor é a Transacional, conforme estudos anteriores referentes ao valor da TI como um todo.pt
dc.description.abstractInvestments in Information Technology increase every year, and the forecasts of consultants like IDC and Gartner show that mobility is increasingly representing a bigger slice of the whole. Studies concerning the value of mobile information and wireless technology (TIMS) are still incipient, especially in Brazil, where this technology is new (SANTOS, 2001). The corporate market that best accepts and adopts this technology is that of North America (CASTELLS and Cardoso, 2005). This study aims to analyze the value of TIMS for Brazilian and American companies. In order to do this, the survey research method is employed, utilizing a previously proposed and adapted instrument which contains 5 dimensions and 29 items. The dimensions refer to the benefits provided by use of TIMS, and they include Strategic, Informational, Transactional, Transformational and Integration. For the validation of the research instrument, two market specialists were interviewed, and the reliability of the instrument was analyzed based on Cronbach‟s Alpha. The research shows, based on the averages obtained and the “t” student test, that Americans perceive a higher value in TIMS. Furthermore, it shows that the dimensions of greatest value are Informational and Strategic, and the least valued is Transactional, according to previous studies concerning the value of IT as a whole.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectValue of information technologyen
dc.subjectMobile information technologyen
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectTecnologia móvelpt_BR
dc.subjectMobilityen
dc.titleO Valor da TI Móvel em empresas brasileiras e americanaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000867839pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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