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Comportamento do consumidor de vídeo : um estudo para o aprimoramento dos serviços de vídeo sob demanda

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Comportamento do consumidor de vídeo : um estudo para o aprimoramento dos serviços de vídeo sob demanda

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Título Comportamento do consumidor de vídeo : um estudo para o aprimoramento dos serviços de vídeo sob demanda
Autor Martins, Anderson Gonçalves
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Pesquisa de marketing
Serviço ao consumidor
Resumo A presente pesquisa visa identificar as características que o serviço de vídeo sob demanda deverá apresentar para atrair seu potencial consumidor e atender suas expectativas. Com esta finalidade, fez-se um levantamento de dados secundários a respeito do cenário econômico e tecnológico do mercado de entretenimento áudio visual e também dos serviços de vídeo sob demanda disponíveis na atualidade. Em seguida, foi realizado o levantamento bibliográfico de marketing, para assim definir os aspectos mais importantes a serem investigados e o tipo de coleta de dados mais apropriado aos objetivos da presente pesquisa. Tais dados foram coletados em dezoito entrevistas em profundidade com consumidores de vídeo, realizadas de modo presencial em dezoito residências distintas nas cidades de Porto alegre, São Leopoldo, Canoas e Cachoeirinha, todas estas no estado do Rio Grande do Sul. Nestas entrevistas buscou-se identificar os fatores que motivam o consumo de vídeos, como ocorre o processo de escolha, obtenção e consumo deste produto, qual o conhecimento que os entrevistados possuíam sobre o serviço de vídeo sob demanda, qual a predisposição destes consumidores para adoção deste serviço e qual o modo adequado de divulga-lo. Além de identificar as características que o serviço de vídeo sob demanda deverá possuir para atender as necessidades do perfil de consumidores mais propenso a adotá-lo, identificou-se também nos relatos dos entrevistados que o vídeo sob demanda possui potencial de mercado represado devido à comunicação ineficiente com os consumidores. Percebeu-se também a forte presença do consumo de vídeos obtidos de modo ilegal e o descontentamento dos entrevistados quanto à qualidade destes, o que abre espaço para penetração do vídeo sob demanda.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67481
Arquivos Descrição Formato
000867840.pdf (619.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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