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Sound branding : das estratégias empresarias à mente do consumidor

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Sound branding : das estratégias empresarias à mente do consumidor

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Título Sound branding : das estratégias empresarias à mente do consumidor
Autor Souza, André Ache Saldanha de
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Marca
Marketing
Percepção do consumidor
[en] Brand image
[en] Sound branding
[en] Sound logo
Resumo A avalanche de anúncios publicitários no mercado dificulta a tarefa das empresas que buscam formar ou fortalecer sua imagem de marca. Estudos em marketing evidenciam o uso da música como forma de se destacar em meio a tantos anúncios visuais. O Sound Branding surge como alternativa de reforço de imagem de marca através do uso do som. Este trabalho objetiva identificar como as ações de Sound Branding são percebidas pelos consumidores e como estas contribuem para a formação de imagem de marca. Para o alcance do escopo, dividiu-se a pesquisa em duas etapas: 1) Estudo de casos múltiplos com marcas automotivas, onde foram analisadas à luz da teoria as estratégias de identidade sonora da Audi, Citroën, Mercedes-Benz, Nissan, Renault e Volkswagen; e 2) Entrevistas em profundidade, onde 15 entrevistados deram seu parecer sobre os Logos Sonoros das marcas estudadas e relataram suas percepções das imagens de marca destas empresas. Com o resultado das pesquisas e análise conclui-se que as estratégias de Sound Branding colaboram para a construção de uma imagem positiva da marca, contando que sejam desenvolvidas com ferramentas apropriadas e por profissionais capacitados. Por último, são listadas as dificuldades da pesquisa e sugestões para trabalhos futuros.
Abstract The advertising avalanche in the market complicates the task of companies who want to form or reinforce their brand image. Marketing studies show the use of music as a way to stand out among so many visual ads. Sound Branding is an alternative reinforcement of brand image through the advent of sound. This study had the objective of identifying how the actions of Sound Branding are perceived by consumers and how they contribute to the formation of brand image. To achieve the scope, the research was divided into two steps: 1) Multiple cases from Audi's, Citroen's, Mercedes-Benz's, Nissan's, Renault's and Volkswagen's sound identities strategies and 2) in-depth interviews, where 15 respondents gave their opinion on the Sound Logos of brands studied and reported their perceptions of the hallmarks of these companies. With the results of research and analysis it was concluded that the strategies of Sound Branding collaborate to build a positive brand image, as long as they are developed with proper tools and trained actors. Finally, outlines the difficulties of research and suggestions for future work.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67483
Arquivos Descrição Formato
000867317.pdf (1.683Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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