Repositório Digital

A- A A+

Networking universitário : um estudo sobre como os estudantes de Administração da UFRGS desenvolvem o seu networking

.

Networking universitário : um estudo sobre como os estudantes de Administração da UFRGS desenvolvem o seu networking

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Networking universitário : um estudo sobre como os estudantes de Administração da UFRGS desenvolvem o seu networking
Autor Gallas, André Dal Monte
Orientador De Re, Cesar Augusto Tejera
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Administração
Estudantes universitarios
Rede de relacionamento : Trabalho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração.
Resumo As pesquisas têm demonstrado que o networking tem assumido uma importância cada vez maior na geração de oportunidades profissionais. Aos alunos que frequentam o ambiente universitário e que se preparam para o mercado de trabalho nas universidades são ensinados conhecimentos mais técnicos, pouco valorizando o desenvolvimento de competências relacionais, como o networking. Considerando essa premissa, este estudo foi desenvolvido buscando entender se os estudantes da Escola de Administração da UFRGS desenvolvem networking no ambiente universitário e se associam a prática de networking a sucesso profissional. A pesquisa teve uma parte qualitativa e outra quantitativa. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas em profundidade com especialistas da área e seus resultados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Na etapa quantitativa foi disponibilizado o link do questionário para o universo de 1430 alunos, dos quais 230 responderam. Foram analisados se os alunos praticam networking no ambiente universitário, o grau de importância que dão importância à rede de relacionamentos, que competências procuram desenvolver, com que finalidades praticam networking e ainda que ferramentas utilizam para manter seus relacionamentos. No referencial teórico, buscou-se uma definição de networking, como a de capital social, que enfatiza a força dos laços fracos nos relacionamentos profissionais. Os conceitos de competências e uma descrição de como é a prática de networking foram fundamentais para a compreensão de networking. Por fim, conclui-se que os alunos, no geral, associam networking a sucesso profissional, porém apenas um terço deles pratica. Os alunos buscam desenvolver competências para praticar networking, têm intenção de praticar, porém, por falta de orientação, não o sabem como fazer, e acabam desenvolvendo a sua rede para fins pessoais, e não com objetivos profissionais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67484
Arquivos Descrição Formato
000867320.pdf (904.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.