Repositório Digital

A- A A+

Fundos de investimento imobiliário como alternativa de investimento no mercado financeiro : um estudo comparativo

.

Fundos de investimento imobiliário como alternativa de investimento no mercado financeiro : um estudo comparativo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fundos de investimento imobiliário como alternativa de investimento no mercado financeiro : um estudo comparativo
Autor Franke, Gabriel de Azevedo
Orientador Kloeckner, Gilberto de Oliveira
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Benchmarking
Fundos de investimentos
Mercado financeiro
Resumo O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado no mercado financeiro, no qual é feito um comparativo entre uma modalidade ainda incipiente no Brasil, os Fundos de Investimento Imobiliário, e uma série de alternativas de investimentos disponíveis no mercado financeiro. Para tanto, foi estruturada uma carteira teórica de investimentos formada única e exclusivamente por cotas de fundos dessa classe negociadas nos mercado de bolsa e balcão da BM&FBOVESPA. A análise comparativa engloba não só a rentabilidade obtida, mas também os riscos envolvidos em cada uma das aplicações. Dentre as alternativas de investimento selecionadas para a realização dos comparativos, há cinco fundos de investimentos e três bechmarks. Os dados utilizados no estudo foram obtidos através de informações disponibilizadas pela BM&FBOVESPA e por meio do banco de dados da Bloomberg. A análise comparativa foi realizada no período que vai do dia 31 de janeiro de 2008 até o dia 30 de dezembro de 2011. Após a realização do estudo comparativo, os resultados demonstraram que os Fundos de Investimento Imobiliário são uma alternativa de investimento com rentabilidade elevada e com riscos moderados, que podem ser minimizados através da estruturação de uma carteira de investimentos. Outro ponto a favor dessa modalidade de investimentos são as inúmeras vantagens que eles trazem em relação ao tradicional investimento imobiliário - feito de forma direta - e não por meio do mercado financeiro. Por fim, esse nicho de mercado ainda está se desenvolvendo, o que significa que há um grande potencial a ser explorado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67489
Arquivos Descrição Formato
000867461.pdf (892.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.