Repositório Digital

A- A A+

A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda

.

A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização de endossantes como estratégia de comunicação do varejo de moda
Autor Fernandes, Gabriela Araújo
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Consumo
Estratégia de comunicação
Propaganda
[en] Communication
[en] Consumer behavior
[en] Endorsers
[en] Fashion retail
Resumo A pesquisa a seguir tem por objetivo averiguar de que forma funciona o planejamento e as estratégias de comunicação das principais lojas do varejo de moda do Brasil e os motivos para ter-se uma padronização na utilização de endossantes para representar as marcas e qual é a percepção do cliente sobre isso. A fim de melhor compreender o assunto, buscou-se compreender esta questão dos pontos de vista do consumidor e do profissional, para que se tenha uma clara idéia do que pensa cada uma das partes. Para isso, primeiramente é realizada uma revisão dos principais conceitos de comunicação de marketing, o papel da propaganda e apresentação do conceito de endossante, após, é definida a metodologia, neste caso, uma pesquisa qualitativa através da realização de um grupo focal e entrevistas em profundidade. A seguir, é feita a análise dos resultados obtidos, tendo sido verificado com as clientes de que forma se sentem em relação às propagandas que utilizam endossantes e com os profissionais quais são as razões para o varejo de moda utilizar-se desta estratégia. Posteriormente, os resultados de cada uma das coletas de dados são confrontados, possibilitando chegar a uma conclusão sobre a eficácia da estratégia de comunicação utilizada hoje pelo varejo de moda.
Abstract The following research has as its goal to explore in which way the communication planning and strategies for the main Brazilian fashion retail stores work, as the reasons of having standardization in the use of endorsers in order to represent the brands and what the consumer feels about it. In order to better comprehend the subject, we focused in understanding the consumer and professional standpoint, so we could have a clear idea on each ones opinion. For this, it’s held a review of the main communication and marketing concepts, the advertising role and introduction on the endorser concept. Later, the methodology is defined as a qualitative research through running a focus group and depth interview. Next, the results are analyzed, verifying with the consumers how they feel about the advertisements that use endorsers, and what is the reason for the fashion retail to follow this strategy, for the professionals. After, the results for each of the data collection are confronted, allowing the finding over the communication strategy effectiveness applied by the fashion retail nowadays.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67499
Arquivos Descrição Formato
000867462.pdf (434.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.