Repositório Digital

A- A A+

Planejamento do ensino : ações e reflexões de professores estagiários de biologia

.

Planejamento do ensino : ações e reflexões de professores estagiários de biologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Planejamento do ensino : ações e reflexões de professores estagiários de biologia
Autor Anjos, Caroline Wolker dos
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Planejamento de ensino
Resumo Para elaborar um projeto de ensino que possa ser desenvolvido em uma turma específica, o professor precisa avaliar o contexto escolar, utilizar estratégias de ensino, bem como explorar os seus conhecimentos pessoais e acadêmicos. Esses são alguns aspectos que precisam ser planejados pelo professor para que ele possa atender às necessidades da turma, despertar a curiosidade e garantir a aprendizagem dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de planejamento de ensino, examinando o papel de professores estagiários enquanto agem, refletem e analisam a sua prática. Para desenvolver o tema, foi realizada uma pesquisa qualitativa em quatro relatórios de ex-professores estagiários, os quais ministraram aulas de Biologia para turmas do ensino médio em escolas da rede pública estadual, no município de Porto Alegre, RS. Para tanto, foram selecionados e analisados os relatos dos professores estagiários, os quais indicassem exemplos de planejamento por meio de uma reflexão ou a descrição de uma ação docente. Para guiar a busca dessas situações, foram utilizados dois modelos de roteiros de planejamento escolhidos a partir do estudo prévio do tema. As análises dos relatórios somadas ao estudo acerca do tema permitiram a criação de um amplo roteiro de planejamento de ensino, bem como possibilitaram a inclusão de novas categorias e subcategorias nesse roteiro. A categorização do referido roteiro incluiu tópicos como “Imagem da turma: construída após o período de observações”, “Objetivos e intenções”, “Repertório e relações”, “Recursos, meios e condições”, “Estratégias” e “Avaliação”. Alguns elementos do roteiro foram considerados importantes definidores e norteadores das ações dos professores estagiários. A dimensão de tempo destacou-se nesse caso, pois o elemento “Tempo disponível” foi muito ressaltado pelos estagiários como cerceador de suas ações docentes. Outro aspecto revelador nessa pesquisa diz respeito ao repertório do professor, pois o estudo revelou que os conhecimentos, as destrezas e as habilidades dos professores estagiários eram explorados quando eles empregavam estratégias de ensino por meio de, por exemplo, analogias e improvisações. Desse modo, a pesquisa realizada por meio da análise de relatórios de professores estagiários de Biologia com base no estudo do tema acrescentou alguns desdobramentos em roteiros de planejamento de ensino amplamente difundidos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67528
Arquivos Descrição Formato
000855854.pdf (219.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.