Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorTermignoni, Pedro Giugnopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-13T01:40:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67533pt_BR
dc.description.abstractEm um contexto de grande competitividade como é o caso do setor automotivo brasileiro, as empresas fazem uso das mais variadas estratégias de sinalização de qualidade a fim de comunicar as qualidades inobserváveis dos seus produtos aos potenciais clientes. Entre as estratégias de sinalização de qualidade utilizadas pelas montadoras de automóveis, destacam-se os investimentos em propaganda, o uso das marcas, as estratégias diferenciadas de precificação, a concessão de períodos de garantia, entre outras. A sinalização de qualidade se torna importante no mercado devido à existência de assimetria de informação nas relações comerciais, condição essa que pode levar os consumidores a casos de seleção adversa, que ocorre quando os ofertantes levam os consumidores a acreditar que os produtos ofertados possuem qualidade superior, quando na realidade a qualidade é baixa. Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa experimental na qual foram definidos quatro cenários a partir da manipulação das variáveis “Marca” e “Garantia”, a fim de analisar a influência dessas duas variáveis na percepção de qualidade dos consumidores de automóveis. Para o estudo, foram aplicados 91 questionários em alunos de três disciplinas da graduação do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, distribuídos aleatoriamente nos quatro cenários propostos. Após as análises estatísticas dos dados, verificou-se que ambas as variáveis manipuladas exerceram influência na percepção de qualidade dos respondentes. Adicionalmente, foi identificado que a reputação da marca exerceu um efeito de mediação na influência da marca na percepção de qualidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVariaveispt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectGarantiapt_BR
dc.subjectSinalizadores de qualidadept_BR
dc.subjectSetor automotivopt_BR
dc.titlePercepção de qualidade no setor automotivo através dos sinalizadores de qualidade marca e garantiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000867828pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples