Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Barros dept_BR
dc.contributor.authorDiniz, Airton Sollapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-14T01:39:28Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67631pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta, em sua pesquisa, a temática da Educação em Saúde como elemento chave para a minimização de problemas na área da Saúde Pública. Tal proposta se justifica em face da relevância do tema, considerando que Educação em Saúde configura-se como balizador de práticas emancipatórias para os atores sociais e concorre para a redução da vulnerabilidade e riscos à saúde desses indivíduos. Pensar a saúde e educação em sua complexidade requer o olhar ampliado sobre os processos de adoecimento e a singularidade das possibilidades terapêuticas que não estão necessariamente no plano da medicalização, conformando dimensões sociais, culturais, espirituais e também pedagógicas. Para discorrer sobre os temas propostos, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Para embasar o trabalho, buscou-se aporte teórico em cujas publicações estivesse contemplada a relação saúde-educação num enfoque sócio-histórico.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents, in his research, the theme of Health Education as a key to minimizing problems in the area of Public Health. This proposal is justified in view of the importance of the topic, considering that Health Education is configured as a yardstick for emancipatory practices and social actors contributes to the reduction of vulnerability and risk to the health of individuals. Think health and education in all its complexity requires the expanded vision of the disease processes and the uniqueness of the therapeutic possibilities that are not necessarily in terms of medicalization, shaping the social, cultural, spiritual and educational too. To discuss the proposed issues, we opted for literature. To support the work, we sought theoretical whose publications were included in the relationship between health-education in a socio-historical approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectEducation and healthen
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectEmancipatory practicesen
dc.subjectMedicina socialpt_BR
dc.subjectHealthen
dc.titleSaúde e educação: uma relação possívelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coAdamski, Liégept_BR
dc.identifier.nrb000869829pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão em Saúde UABpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples