Repositório Digital

A- A A+

“Eu não sei o que eu sou” : um olhar queer sobre Smallville

.

“Eu não sei o que eu sou” : um olhar queer sobre Smallville

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título “Eu não sei o que eu sou” : um olhar queer sobre Smallville
Autor Silva, Caio Ramos da
Orientador Silva, Alexandre Rocha da
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Identidade
Smallville (Programa de televisão)
Teoria queer
Resumo A noção de identidade tem contribuição fundamental para o desenvolvimento do pensamento clássico ocidental. No entanto, considerando o contexto da pós-modernidade, a noção de identidade mostra-se insuficiente para descrever a diversidade e multiplicidade humana. O processo de deslocamento da noção de identidade nos leva a questionar a centralidade dessa noção. Desse modo, o objetivo deste trabalho é problematizar a noção de identidade, articulando noções da Teoria Queer e elementos da narrativa da série Smallville, observando a possibilidade de encontrar elementos nesta série que nos ajudem a problematizar tal noção. Com isso, a partir da ideia de uma identidade desviante, e das figuras do armário e das instituições médicas como reguladoras da vida social dos sujeitos, busca-se examinar o modo como se articulam esses conceitos na pós-modernidade, considerando também, suas possíveis representações nos suportes midiáticos e do entretenimento. Verificou-se assim que, ainda que, tais representações estejam atreladas à lógica da Indústria Cultural é possível encontrar lugares de contradições e pontos de rupturas com as lógicas que instituem e legitimam certas identidades em detrimentos de outras, nos permitindo problematizar esquemas e processos que repercutem na marginalização e discriminação de sujeitos não legitimados na esfera social, uma realidade ainda bastante comum na atualidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67654
Arquivos Descrição Formato
000871416.pdf (1.266Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.