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Responsabilidade social coorporativa na indústria fumageira : a visão dos consumidores de cigarro residentes em Santa Cruz do Sul

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Responsabilidade social coorporativa na indústria fumageira : a visão dos consumidores de cigarro residentes em Santa Cruz do Sul

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Título Responsabilidade social coorporativa na indústria fumageira : a visão dos consumidores de cigarro residentes em Santa Cruz do Sul
Autor Simon, Cezar Augusto
Orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Indústria do tabaco
Responsabilidade social corporativa
[en] Communication
[en] Consumer behavior
[en] Corporate social responsibility
[en] Identity
[en] Image
[en] Tobacco industry
Resumo As ações de responsabilidade social tem sido cada vez mais exploradas pelas organizações, buscando gerar, em seus públicos, identificações com a cultura e visão da empresa, além de uma imagem de marca favorável. Neste trabalho, o objetivo é compreender se os consumidores da Souza Cruz e da Philip Morris as veem como empresas socialmente responsável e se suas ações de responsabilidade social corporativa condicionam o comportamento de compra do consumidor de cigarro. Este estudo é dividido em uma etapa teórica e outra empírica. Inicia-se com a revisão bibliográfica, seguida de uma pesquisa exploratória qualitativa realizada através de entrevistas com 16 informantes (homens e mulheres residentes na cidade de Santa Cruz do Sul, classes AB e CD, com e sem ensino superior). Como resultado, observou-se que as ações de responsabilidade social corporativa não influenciam o processo de decisão de compra, já que os consumidores costumam considerar outros atributos na aquisição do cigarro.
Abstract The social responsibility has been increasingly exploited by organizations seeking to generate, in its stakeholders, identifications with the culture and vision of the company, plus a favorable brand image. In this paper, the goal is to understand whether consumers of Souza Cruz and Philip Morris see them as socially responsible companies and if their actions influence the purchase behavior of consumers of cigarettes. This study is divided into a theoretical and empirical step. It begins with a literature review, followed by an exploratory qualitative survey performed from interviews with 16 informants (men and women living in Santa Cruz do Sul, upper and lower classes, with and without higher education). As a result, it was observed that the actions of corporate social responsibility don’t influence the purchase decision process, since consumers use to consider other attributes when they buy cigarettes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67655
Arquivos Descrição Formato
000871424.pdf (964.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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