Repositório Digital

A- A A+

Implantação do PROGRAB (Programação para Gestão por Resultados na Atenção Básica)nas unidades de saúde da família

.

Implantação do PROGRAB (Programação para Gestão por Resultados na Atenção Básica)nas unidades de saúde da família

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implantação do PROGRAB (Programação para Gestão por Resultados na Atenção Básica)nas unidades de saúde da família
Autor Dutra, Carla Dias
Orientador Santos, Clezio Saldanha dos
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Avaliação
Gestão em saúde
Monitoramento
Planejamento
Saúde da família
Sistemas de informação
Resumo O presente estudo tem o objetivo de conhecer a opinião dos profissionais da rede básica de saúde de um município de pequeno porte, acerca da implantação da Programação para Gestão por Resultados na Atenção Básica, através de entrevistas semi-estruturadas, análise documental e observação participativa. Quanto à opinião dos profissionais sobre o ProGRAB, 50% deles relataram que a implantação do mesmo não surtiu efeitos, não gerou nenhum benefício e, os outros 50% qualificaram como boa, propiciando melhorias para a equipe. Todos os profissionais entrevistados relataram esperar melhorias com o ProGRAB. Verificou-se que o ProGRAB propiciou às equipes evidenciar disparidades na realidade vivenciada pelas mesmas e o indicado pelo sistema para determinada ação; além de dificuldades no seu próprio processo de trabalho. Todos os entrevistados evidenciaram interesse em perpetuar a utilização do ProGRAB. Com a análise dos relatórios e confrontamento de índices, verificou-se que as equipes do município estudado vêm desempenhando um bom trabalho, já que não há grandes déficits nas ações avaliadas; havendo, obviamente, que se melhorar algumas delas além de focar na qualidade das mesmas, mesmo que o quantitativo de algumas esteja dentro do esperado. Durante o processo de implantação do ProGRAB, os problemas enfrentados foram devidos a deficitária infra-estrutura das UBSF quanto à informatização das mesmas e problemas de cunho técnico do software. Recomenda-se aliar o monitoramento e a avaliação na atenção básica, naqueles municípios que têm como objetivo a qualificação deste serviço, lembrando sempre que, para isso, o mínimo de infra-estrutura na área de informática faz-se necessária.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67678
Arquivos Descrição Formato
000869976.pdf (221.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.