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O serviço de fonoaudiologia no município de Sapiranga/RS

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O serviço de fonoaudiologia no município de Sapiranga/RS

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Estatísticas

Título O serviço de fonoaudiologia no município de Sapiranga/RS
Autor Diettrich, Denise
Orientador Reis, Roberta Alvarenga
Co-orientador Maggi, Cátia Bauer
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Fonoaudiologia
Políticas públicas
Sistema Único de Saúde
Resumo Este trabalho teve como objetivo analisar a estrutura da atenção fonoaudiológica no município de Sapiranga/RS, descrita por meio de entrevistas e análise documental com os profissionais e gestores das Secretarias de Saúde e Educação. A descrição dos serviços envolveu aspectos relativos à estrutura, processo e resultados. Foram pesquisados dados referentes às políticas públicas de saúde e educação desenvolvidas no município, bem como dados específicos dos setores de Fonoaudiologia da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Sapiranga/RS possui boa estrutura para atendimento da demanda fonoaudiológica, no que se refere tanto a parte física como a disponibilidade de profissionais. Na Secretaria de Educação a atuação dos fonoaudiólogos ocorre em escolas da rede municipal e envolve procedimentos de prevenção e promoção de saúde fonoaudiológica através de grupos de estimulação. No ano de 2011 foram recebidos 266 encaminhamentos para acompanhamento fonoaudiológico, e em Dezembro deste mesmo ano estavam em acompanhamento 203 alunos e havia uma fila de espera com 22 alunos. Os demais, 41 alunos, receberam alta, desistiram ou perderam a vaga no serviço. Na Secretaria de Saúde a atuação envolve tanto a parte de fonoterapia como a realização de diagnóstico audiológico e a realização de triagem auditiva neonatal. A demanda fonoaudiológica envolve todas as idades, atendendo desde o recém-nascido, bebês, crianças, adolescentes, adultos até idosos. Em Dezembro de 2011 encontravam-se em atendimento de fonoterapia 46 pessoas (34 em atendimento individual e 12 em grupos) e havia uma fila de espera de 96 pessoas. No setor de diagnóstico audiológico foram agendados, em 2011, 1400 exames de avaliação audiológica completa e 1200 exames de emissões otoacústicas evocadas – teste da orelhinha. No município de Sapiranga/RS são desenvolvidas principalmente ações destinadas à crianças e adolescentes, principalmente crianças do ensino fundamental, além da triagem auditiva neonatal que destina-se aos recém-nascidos e demanda uma atenção especial à (re)habilitação de crianças com perdas auditivas/surdez. As demais faixas etárias também precisam ter maior acesso e serem assistidas com as ações e serviços fonoaudiológicos que podem ser desenvolvidos no município. Não existe ainda, no município, uma relação de parceria entre as duas secretarias que dispõem de serviço fonoaudiológico. Esta parceria, com o desenvolvimento de ações intersetoriais e a construção de uma rede de atenção à saúde da população, pode trazer benefícios importantes, principalmente ao permitir um maior conhecimento das necessidades nos diferentes ciclos de vida e funcionar como uma estratégia de reordenação da assistência com a construção de linhas de cuidado. Sugere-se ampliar a cobertura da triagem auditiva neonatal, desenvolver um trabalho de orientação às gestantes e pais, realizar a triagem auditiva em escolares, ampliar a atuação na educação infantil, desenvolver um trabalho com a demanda de professores e adolescentes, participar das equipes escolares e desenvolver um processo de avaliação e padronização dos registros dos procedimentos. A construção de um serviço que atue em rede, em todos os níveis de assistência, com um atendimento de qualidade, que garanta o acesso da população aos serviços e que atenda as necessidades de saúde da população é uma proposta para um trabalho melhor do setor de Fonoaudiologia.
Abstract This study aimed to analyze the structure of attention in the municipality of speech Sapiranga/RS, described by means of document analysis and interviews with professionals and managers of the Departments of Health and Education. The description of the services involved aspects of structure, process and results. We searched the data for public health policies and education developed in the city, as well as data specific sectors of Speech Pathology Department of Health and the Department of Education. Sapiranga/RS has good structure to meet the demand speech, as regards both the physical as the availability of professionals. Department of Education in the performance of speech occurs in municipal schools and involves procedures for prevention and health promotion speech by groups of stimulation. In the year 2011 were received 266 referrals for speech therapy, and in December the same year 203 students were in attendance and there was a waiting list with 22 students. The remaining 41 students, discharged, abandoned or lost their job in the service. Department of Health in the performance involves both speech therapy as part of the performance of audiological diagnosis and implementation of newborn hearing screening. The demand speech involves all ages, serving from newborn babies, children, adolescents, adults and the elderly. In December 2011 were in attendance speech therapy 46 people (34 and 12 in individual care groups) and there was a queue of 96 people. In the sector of audiological diagnosis were booked in 2011, 1400 tests complete audiological evaluation and 1200 evoked otoacoustic emissions - the OAE test. In the city of Sapiranga/RS are mainly developed actions aimed at children and adolescents, especially elementary school children, as well as newborn hearing screening is intended for newborns and demand special attention to (re) habilitation of children with hearing loss/deafness. The other age groups also need to have greater access to and be assisted with the actions and speech therapy services that can be developed in the city. There is still, in the city, a partnership between the two departments who have speech therapy service. This partnership, with the development of intersectoral action and building a network of health care for the population, can bring important benefits, mainly to allow a better understanding of the needs in different life cycles and serve as a strategy to assist with the reordering of building care lines. Suggested to expand the coverage of newborn hearing screening, develop a work guidance to pregnant women and parents, conduct hearing screening in school children, to expand operations in early childhood education, develop a job with the demand for teachers and students, participate in school teams and develop a process of evaluation and standardization of records of procedures. The construction of a service network that operates at all levels of care, with quality service, ensuring people's access to services and that meets the health needs of the population is a proposal for a better job sector Speech.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67682
Arquivos Descrição Formato
000870119.pdf (1.237Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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