Repositório Digital

A- A A+

Dificuldades no desempenho da função paterna, como fator de risco para a ocorrência da gravidez na adolescência

.

Dificuldades no desempenho da função paterna, como fator de risco para a ocorrência da gravidez na adolescência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Dificuldades no desempenho da função paterna, como fator de risco para a ocorrência da gravidez na adolescência
Autor Santos, Denise Beatriz Mariano da Rocha
Orientador Faé, Rogério
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Gravidez na adolescência
Políticas públicas
Sistema Único de Saúde
Resumo O presente trabalho surgiu a partir da preocupação da área da Saúde de diversos municípios da chamada macro-região Missioneira do Rio Grande do Sul com o aumento da incidência da gravidez na adolescência e seu impacto sobre o sistema público de saúde, além das consequências pessoais (bio-psico-sociais) advindas. As famílias de origem dessas jovens pareciam estar estruturadas, de forma a evidenciarem dificuldades no exercício adequado da função paterna. Assim, o objetivo desse estudo é o de verificar se esses dois fatores apresentam correlação entre si: a dificuldade no exercício da função paterna poderá ser considerada fator de risco para a ocorrência da gravidez na adolescência? Foi elaborado um guia de perguntas abertas, para a realização de entrevistas semi-estruturadas com gestantes adolescentes de um dos referidos municípios, Santo Ângelo. O método de pesquisa qualitativa de estudo de caso foi considerado o mais apropriado, levando-se em conta a proposta de investigação. A construção de explanação foi utilizada como método principal de análise dos dados. Os resultados obtidos apontam que, realmente, a função paterna, tendo sido exercida pelo pai da dimensão do real ou por alguém que o substituiu, não foi satisfatoriamente desempenhada. No entanto, ainda seria temerário tentar generalizar a conclusão, pelas limitações da amostra, mas a investigação realizada poderá servir como subsídio para a continuidade dos estudos nessa linha, com vistas a qualificar, cada vez mais, a atenção dispensada a essa população: jovens mães, que estão constituindo novas famílias e formando os cidadãos do nosso futuro.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67683
Arquivos Descrição Formato
000870133.pdf (603.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.