Repositório Digital

A- A A+

NUMESC: um novo espaço para a educação em saúde coletiva no município de Bossoroca - RS

.

NUMESC: um novo espaço para a educação em saúde coletiva no município de Bossoroca - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título NUMESC: um novo espaço para a educação em saúde coletiva no município de Bossoroca - RS
Autor Bastos, Eduardo Jornada
Orientador Bonamigo, Andrea Wander
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Educação em saúde
Gestão em saúde
Saúde coletiva
Sistema Único de Saúde
Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir a implantação do NUMESC - Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva - no município de Bossoroca-RS. O NUMESC é um programa da Secretaria Estadual de saúde do Rio Grande do Sul em parceria com a Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul que tem como objetivo descentralizar o planejamento de ações de educação em saúde para os municípios. O marco inicial da implantação do programa no município foi o dia 8 de dezembro de 2011 quando foi formada a equipe gestora. Composta por um cirurgião-dentista, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, estes profissionais buscaram em um período de aproximadamente quatro meses construir uma proposta de trabalho e iniciar as ações do programa. A partir da metodologia da pesquisa-intervenção onde o pesquisador é também um sujeito atuante no processo, buscou-se relatar a definição de ações a serem executadas. Este trabalho buscou mostrar o planejamento dessas ações, a criação de programas para atingir este fim, a elaboração de uma identidade visual para o NUMESC, a sugestão de materiais didáticos e pedagógicos e de propostas para o fortalecimento da territorialização dentro da Estratégia da Saúde da Família. Este estudo defende a importância do espaço criado pelo NUMESC para a descentralização da educação em saúde coletiva tendo como resultado a possibilidade de uma maior adequação à realidade do município e as peculiaridades regionais. Discute a cerca da necessidade de uma mudança na gestão da saúde além do planejamento em logística e da gestão dos serviços de atenção curativa para contemplar também o planejamento e a execução de ações de educação popular em saúde, educação continuada dos profissionais e a capacitação e formação de atores municipais de saúde. Sugere a criação de um novo modelo de equipe para atuar dentro das secretarias de saúde, composto por pedagogos, jornalistas, especialistas em recursos humanos, ilustradores e publicitários aptos a trabalhar de forma interdisciplinar e multiprofissional em programas de educação em saúde coletiva.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67686
Arquivos Descrição Formato
000870147.pdf (3.981Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.