Repositório Digital

A- A A+

Atuação do visitador do Programa Primeira Infância Melhor no município de Uruguaiana, RS

.

Atuação do visitador do Programa Primeira Infância Melhor no município de Uruguaiana, RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atuação do visitador do Programa Primeira Infância Melhor no município de Uruguaiana, RS
Autor Moro, Fabiani Carpes Bretos
Orientador Misoczky, Maria Ceci Araujo
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Agentes comunitários de saúde
Educação em saúde
Políticas de saúde
Saúde da família
Resumo O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) foi instituído no Rio Grande do Sul em 2006 através da Lei Estadual nº 12.544, como parte integrante da Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da Primeira Infância, a ser implementado pelo Estado em parceria com os Municípios ou organizações não governamentais. O município de Uruguaiana foi contemplado com o PIM em novembro de 2003. No ano de 2012 o município dispõe de 50 visitadores, atende a 100 gestantes e 1089 crianças, totalizando 959 famílias em 17 bairros do município. Por entender que o visitador é ator fundamental no desempenho do Programa, o presente trabalho se propôs a verificar sua atuação no município de Uruguaiana. A coleta de dados foi realizada a partir da realização de entrevista com vinte visitadores, com representação de todos os bairros atendidos pelo Programa. A análise dos dados aponta que as visitadoras cumprem em partes com o preconizado pelo Guia de orientação para GTM, monitor e visitador (2007) e com a Lei Estadual nº 12.544/06, e que a maioria delas tem clara a importância e responsabilidade do seu trabalho no desenvolvimento das crianças por elas assistidas e na promoção do desenvolvimento da afetividade familiar.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67714
Arquivos Descrição Formato
000870281.pdf (1.860Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.