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Grau de satisfação dos servidores de uma universidade pública quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS)

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Grau de satisfação dos servidores de uma universidade pública quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS)

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Título Grau de satisfação dos servidores de uma universidade pública quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS)
Autor Finamor, Marcele Machado
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Avaliação em saúde
Política de saúde
Satisfação do usuário
Sistema Único de Saúde
[en] Consumer satisfaction
[en] Health evaluation
[en] Health management
[en] Health policy
[en] Quality of health care
Resumo O grau de satisfação de usuários é um importante elemento da avaliação da qualidade em saúde, representando a percepção subjetiva dos sujeitos a respeito dos serviços de saúde utilizados. Este estudo objetivou descrever o grau de satisfação dos servidores de uma instituição de ensino superior federal quanto ao Sistema Único de Saúde no triênio 2009-2011. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, com emprego de uma escala de Likert com uma amostra de 25 professores e 25 técnicos administrativos em educação (27,8% do total de servidores). Observou-se que a frequência de utilização (1,6 vezes) e tipo de serviço empregado (pronto atendimento em 35% dos casos) foi semelhante nas duas categorias de servidores. A dimensão de estrutura dos serviços empregados foi a melhor avaliada pelos respondentes, com valores finais médios em grau regular ou de indiferença (3,22 em um máximo de 5,0). As médias totais atribuídas às dimensões de processo (2,87) e resultado (2,90) se situaram no patamar de insatisfação. As variáveis “equipamentos empregados no atendimento”, “atendimento dos funcionários da recepção” e “atendimento dos médicos” apresentaram diferença estatisticamente significativa entre as duas categorias de servidores. Concluiu-se que todas as variáveis das dimensões de estrutura, processo e resultado percebido dos serviços utilizados receberam médias que variaram entre os atributos insatisfatório e regular/indiferente (média global de 3,0), sendo que nenhuma variável obteve atributo satisfatório.
Abstract The degree of satisfaction of users is an important element of quality assessment in health care, representing the subjective perception of them about the health services used. This study aimed to describe the satisfaction of the servers of a higher education institution as to the federal Health System in the triennium 2009-2011. This is a quantitative, descriptive, employing a Likert scale with a sample of 25 teachers and 25 administrative staff in education (27, 8% of all servers). It was observed that the frequency of use (1,6 times) and used type of service (emergency 35% of cases) was similar for both types of servers. The size structure of the service employees was the best evaluated by respondents, with average values in the final regular degree or indifference (3,22 to a maximum of 5,0). The average assigned to the dimensions of the process (2,87) and result (2,90) stood at a level of dissatisfaction. The variables "equipment used in care", "care of the reception staff" and "care of the doctors" showed a statistically significant difference between the two categories of servers. It was concluded that all variables of the dimensions of structure, process and perceived outcome of services used were averages ranging between attributes and regular poor / indifferent (global average 3,0), with no variable attribute obtained satisfactory.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67722
Arquivos Descrição Formato
000871063.pdf (1.059Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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