Repositório Digital

A- A A+

Ações dos profissionais de saúde no planejamento das atividades desenvolvidas pela unidade de saúde da família

.

Ações dos profissionais de saúde no planejamento das atividades desenvolvidas pela unidade de saúde da família

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ações dos profissionais de saúde no planejamento das atividades desenvolvidas pela unidade de saúde da família
Autor Betin, Leonardo Dicson Sanchez
Orientador Imasato, Takeyoshi
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Planejamento em saúde
Saúde da família
Saúde pública
Sistema Único de Saúde
Resumo O planejamento é considerado um instrumento essencial de gestão no SUS, contribuindo para que o mesmo responda com qualidade e eficiência às demandas e necessidades de saúde, conforme Brasil, (2009). Objetivou-se analisar as ações desenvolvidas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família no planejamento das atividades realizadas na Unidade de Saúde da Família; Descrever a Estratégia de Saúde da Família no município de Uruguaiana/RS; Identificar se há planejamento nas Unidades de Saúde e quais ferramentas são utilizadas pelos profissionais no planejamento das ações realizadas na Unidade de Saúde da Família no município de Uruguaiana/RS; Identificar a importância e os benefícios trazidos pela utilização de ações de planejamento na unidade de Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório descritiva, com abordagem qualitativa. Foi realizado em duas Unidades de Saúde da Família no município de Uruguaiana. Os informantes foram os profissionais de nível superior e técnico das unidades selecionadas. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada, com base no auto-relato. A análise dos dados foi realizada com base na interpretação descritiva das informações coletadas. Os resultados mostram que falta melhor integração equipe/equipe e equipe/comunidade. Há grande rotatividade ou falta de profissionais nas unidades que comprometem a realização do planejamento. Constatou-se a não utilização de métodos específicos de planejamento e sim ferramentas alternativas. Porém, independente dos métodos, o importante é utilizar esta ferramenta essencial que é o planejamento, afinal, somente assim será possível reorganizar a saúde no país, com ações mais eficazes e efetivas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67725
Arquivos Descrição Formato
000870746.pdf (425.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.