Repositório Digital

A- A A+

Planejamento e ação: impactos positivos na estratégia da saúde do homem

.

Planejamento e ação: impactos positivos na estratégia da saúde do homem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Planejamento e ação: impactos positivos na estratégia da saúde do homem
Autor Gehlen, Maria Helena
Orientador Demarco, Diogo Joel
Co-orientador Silva, Fabiane da Costa e
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Controle social
Plano de carreira
Políticas públicas
Sistema Único de Saúde
Resumo Este trabalho de conclusão do curso Gestão em Saúde, na modalidade EAD, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem por objetivo analisar o planejamento, descrever a implantação e os impactos da Política Pública Municipal da Saúde do Homem, realizada no Município de Três Passos. A meta central desta política é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da mortalidade desta população, através do enfrentamento dos fatores de risco, tendo como princípios, a facilidade ao acesso, as ações e aos serviços de assistência integral à saúde. Visando também ampliar, através da educação, informações sobre as medidas preventivas contra os agravos e enfermidades que atingem os homens. Com isso se quer cumprir parte do papel do gestor em saúde, de formulador de Política de ações voltadas à saúde do homem, visando estimular o auto-cuidado e, sobretudo, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os brasileiros. Também será apresentado um resumo do planejamento com as ações desenvolvidas na implantação da referida Política, ou seja, explanando desde as reformas administrativas como o concurso público, as reformas prediais com adequação dos espaços físicos e construções de novas unidades de saúde. Soma-se a isso a reformulação do plano de carreira dos servidores municipais, com o propósito de incentivar o desenvolvimento profissional, educação em saúde, proporcionando assim o aprendizado, a troca de experiência e, por conseqüência, a melhoria nos os atendimentos em defesa da vida e por fim, os resultados esperados e os superados pela Campanha e os indicadores alcançados. Trata-se portanto, de um relatório de intervenção, dando espaço ao conhecimento profissional e prático, conciliando ainda o processo de aprendizagem do curso e as características dos resultados e das ações que aconteceu no Município de Três Passos, no período de 01 de julho a 31 de agosto de 2011, denominada “Campanha da Saúde do Homem” e a experiência obtida na área de gestão, uma vez que faço parte da equipe gestora da Secretaria da Saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67735
Arquivos Descrição Formato
000871197.pdf (2.838Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.