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Educação permanente: uma estratégia para transformação nas práticas dos profissionais de saúde do Hospital Colônia Itapuã

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Educação permanente: uma estratégia para transformação nas práticas dos profissionais de saúde do Hospital Colônia Itapuã

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Título Educação permanente: uma estratégia para transformação nas práticas dos profissionais de saúde do Hospital Colônia Itapuã
Autor Cortinaz, Marione
Orientador Rocha, Cristianne Maria Famer
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Educação em saúde
Enfermagem
Políticas sociais
Sistema Único de Saúde.
[en] Colônia Itapuã hospital
[en] Health education
[en] Health permanent education
Resumo O objetivo geral deste estudo é o de se conhecer a percepção dos membros da equipe de enfermagem acerca da Educação Permanente com vistas à transformação de práticas e fortalecimento do SUS. Já os objetivos específicos são: conhecer como os membros da equipe de enfermagem vêem a Educação Permanente e como articular essa percepção ao seu fazer cotidiano; identificar as principais dúvidas e dificuldades em relação à Política de Educação Permanente; sensibilizar as equipes quanto a Educação Permanente em Saúde; desenvolver ações de Educação Permanente no hospital; identificar as potencialidades para desenvolver ações de Educação Permanente e proporcionar subsídios para as ações de Educação Permanente. O estudo foi realizado no Hospital Colônia Itapuã. A coleta de dados foi realizada em dezembro de 2011, através de uma entrevista semi-estruturada com a participação de cinco trabalhadores da equipe de enfermagem. Para análise de dados, optou-se pela Análise de Conteúdo fundamentada por Minayo (2000). Surgindo duas categorias: cidadania e educação e a análise revelou que não conseguimos realizar a educação permanente nos serviços se não tivermos algo que norteiam os profissionais, por esta percepção proponho o Processo Educativo que irá organizar o caminho para chegarmos à Educação Permanente em Saúde.
Abstract The aim of this study is to know the perception of the nursing team’s members about Permanent Education in order to practice transformation and SUS (Brazilian unique health system) strengthening. The specific aims although are: knowing how nursing member’s team see Permanent Education and how to link this perception to their routine; identify the most common doubts and difficulties related with Permanent Education Politics; Aware teams about Health Permanent Education; realize Permanent Education actions in the hospital; identify potentialities to develop Permanent Education and get subsides to Permanent Education actions. The study was realized in the Colonia Itapuã Hospital. The data collection was made in December 2011, throughout a semi structured interview with five workers nurses’ team participation. For data analyses, Content Analyses based in Minayo(2000) was chosen. Two categories have emerged: citizenship and education and analyses reveled that we can’t realize permanent education services if we don’t have something to guide the professionals, by this perception I propose the Education Process that will organize the pathway to get to Health Permanent Education.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67738
Arquivos Descrição Formato
000871326.pdf (750.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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