Repositório Digital

A- A A+

Hidroterapia e qualidade de vida em idosos

.

Hidroterapia e qualidade de vida em idosos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Hidroterapia e qualidade de vida em idosos
Autor Zanella, Milena Melissa Basso
Orientador Fisher, Paul Douglas
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Atividade física
Hidroterapia
Qualidade de vida
Sistema Único de Saúde
Terceira idade
Resumo O objetivo deste trabalho é mostrar através de estudos, pesquisa bibliográfica através de trabalhos postados na internet, literaturas e argumentações, a grande importância que tem a atividade de hidroterapia para a pessoa idosa. A hidroterapia tem a finalidade de trazer ao indivíduo idoso uma melhor qualidade de vida, nos aspectos físicos, emocionais e psicológicos. Com esta finalidade, foi realizada uma conceituação sobre o que é considerada a pessoa idosa, o aumento desta população no Brasil e no mundo, as mudanças fisiológicas que acontecem, bem como as alterações nos aspectos psicológicos e sociais, os benefícios que a hidroterapia traz para a pessoa idosa. Com a metodologia empregada, através de pesquisas, referências bibliográficas, observações e argumentações sobre o assunto podemos verificar a importância da atividade física para as pessoas idosas e os benefícios de uma atividade em meio hídrico. Através da coleta e análise das informações obtidas, chegamos à conclusão de que a melhora na qualidade de vida da maioria dos idosos pode ser obtida através de uma atividade que lhes revigore a perspectiva de vida, que traga a cada um deles a vontade de querer continuar realizando suas atividades de vida diária, que os anime, trazendo alegria, convivência social e de certa forma os faça sentir-se úteis, ativos e independentes. Ao final deste trabalho, pôde-se comprovar que a qualidade de vida em que alguns idosos se encontram, pode ser incrementada ou revitalizada, fazendo-os voltar a ser ativos e principalmente através prática da hidroterapia, a ter condições físicas de realizar suas tarefas diárias, reduzir sintomas de doenças crônicas, além de proporcionar motivação e confiança em si mesmo. O programa de hidroterapia aplicado mostrou-se eficiente na melhora das condições físicas funcionais dos indivíduos envolvidos. Após o período de 05 meses de trabalho são aparentes os ganhos em flexibilidade, amplitude de movimentação, coordenação motora, agilidade, equilíbrio, resistência muscular, sem falar dos ganhos emocionais com disposição e efetiva assiduidade dos participantes. Confirmando, desta maneira, os achados na literatura sobre terceira idade e hidroterapia que auxiliam para a melhoria e manutenção das condições físico funcionais nos idosos.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67740
Arquivos Descrição Formato
000871340.pdf (459.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.