Repositório Digital

A- A A+

Comparativo dos dados de suicídio no Rio Grande do Sul nos sistemas de informação nacionais

.

Comparativo dos dados de suicídio no Rio Grande do Sul nos sistemas de informação nacionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comparativo dos dados de suicídio no Rio Grande do Sul nos sistemas de informação nacionais
Autor Zen, Nátali Leorato
Orientador Fisher, Paul Douglas
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Sistemas de informação
Sistema Único de Saúde
Suicídio
Resumo O suicídio representa um problema de saúde pública. Informações amplas e confiáveis são necessárias para que os gestores possam planejar ações de controle. Os sistemas de informação em saúde possibilitam a análise da situação de saúde no nível local permitindo conhecer as condições de vida da população na determinação do processo saúde-doença. O objetivo deste estudo é analisar os índices epidemiológicos dos óbitos por suicídio registrados no Rio Grande do Sul, Brasil considerando a diferença dos sistemas de informação do DATASUS: SIM e SINAN como uma estimativa da subnotificação. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa descritiva retrospectiva baseado em dados do SIM e SINAN disponíveis na internet. Como resultado identificou-se que o SIM apresenta dados mais fidedignos e confiáveis permitindo planejar e intervir no problema da violência autoprovocada. Já o SINAN, mesmo sendo compulsório a todos os profissionais da saúde, muitos óbitos não são notificados. Há um aumento do número de notificações em algumas regionais de saúde quando comparado os anos de 2010 e 2011. Conclui-se que o cruzamento de dados entre o SIM e o SINAN para a detectação de óbitos por suicídio é uma maneira de que todos os casos sejam notificados e posteriormente investigados visto que não há uma comunicação automática hoje existente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67747
Arquivos Descrição Formato
000871480.pdf (957.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.