Repositório Digital

A- A A+

O trabalho nas equipes de saúde da família : a percepção dos profissionais de saúde da família de Itaqui

.

O trabalho nas equipes de saúde da família : a percepção dos profissionais de saúde da família de Itaqui

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O trabalho nas equipes de saúde da família : a percepção dos profissionais de saúde da família de Itaqui
Autor Sanchez, Nídia Fantinel
Orientador Demarco, Diogo Joel
Co-orientador Silva, Fabiane da Costa e
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Atenção primária à saúde
Políticas de saúde
Profissionais de saúde
Saúde da família
Resumo Buscou-se com este estudo conhecer o perfil dos profissionais de nível superior em atividade nas equipes de Estratégia de Saúde da Família de Itaqui, conhecer as perspectivas destes em relação ao seu trabalho nestas unidades em relação a comunidades assistida. Trata-se de um estudo exploratório de caráter qualitativo tendo como referencial as discussões de diferentes autores sobre a temática abordada. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicada aos enfermeiros, dentistas e médicos em atividade nas unidades de ESF. O Estudo mostrou que estes profissionais consideram possuir conhecimentos básicos sobre a estratégia a qual estão inseridos e destacam fatores como horário fixo e salário como importantes para a escolha pelo trabalho na estratégia. Destacam que a atuação das equipes é diferenciada ao modelo anteriormente proposto a comunidade na qual estes estão inseridos atualmente, preocupada com o indivíduo como um todo e focalizada na prevenção das doenças. Conclui-se que os profissionais de Itaqui buscam exercer as atividades de acordo com o que é proposto pelo Ministério da Saúde, mas referem como fatores que poderiam qualificar seu trabalho a estrutura das unidades e a relação com a Secretaria Municipal da Saúde e colocam a questão salarial como determinante para a escolha de trabalhar na ESF e também influente no desempenho.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67753
Arquivos Descrição Formato
000871501.pdf (607.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.