Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Zen, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorDeuner, Lilianpt_BR
dc.date.accessioned2013-03-19T01:41:39Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67765pt_BR
dc.description.abstractEstudo realizado com o objetivo de identificar a importância do hábito de leitura entre adolescentes. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, baseou-se numa revisão da literatura na área da psicogênese do conhecimento, a fim de identificar os esquemas e estruturas da memória humana que regem o aprendizado daquilo que se lê, bem como na coleta de depoimentos via e-mail com adolescentes para diagnosticar, na prática, como se constitui o fenômeno da leitura entre eles. Os resultados são apresentados na forma de análise textual comparada com as referências teóricas abordadas. A base teórica ressalta o significado da leitura para o sujeito, o grau de importância que ele dá a essas leituras e as maneiras pelas quais essas leituras influenciam a vida cotidiana do sujeito. Interpreta o significado da leitura como lazer e entretenimento. Diagnostica com se dá o despertar do gosto pela leitura e comenta alguns aspectos singulares de leitores adolescentes. Conclui que os leitores adolescentes têm consciência de que a leitura lhes permite uma visão mais ampla do mundo e maior facilidade para enfrentarem problemas próprios de sua idade.pt_BR
dc.description.abstractStudy carried through with the objective to identify the importance of the habit of reading between adolescents. The methodology of the research, qualitative character, was based on a revision of literature in the area of psicogenesis of the knowledge, in order to identify the projects and structures of the memory human being that conduct the learning of that if it reads, as well as in the collection of depositions saw e-mail with adolescents to diagnosis, in the practical one, as the phenomenon of the reading between they consists. The results are presented in the form of compared literal analysis with the boarded theoretical references. The theoretical base standes out the meaning of the reading for the person, the importance degree that it gives to these readings and the ways for which these readings influence the daily life of the person. It interprets the meaning of the reading as leisure and entertainment. It diagnosiss with if it gives the wakening of the taste for the reading and comments some singular aspects of adolescent readers. He concludes that the adolescent readers have conscience of that the reading allows to a ampler vision of the world and greater them easiness to face proper problems of its age.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReading tasteen
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectLeitura : Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectPsicogenesis of the readingen
dc.subjectReadingen
dc.subjectAdolescenceen
dc.titleLeitura e cotidiano : os caminhos mentais e a influência da leitura no cotidiano e na visão de mundo entre adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000466911pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples