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Educação continuada dos bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias da grande Porto Alegre

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Educação continuada dos bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias da grande Porto Alegre

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Estatísticas

Título Educação continuada dos bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias da grande Porto Alegre
Autor Castiglioni, Sharda Cruz
Orientador Stumpf, Ida Regina Chitto
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Bibliotecário
Biblioteca universitária
Educação continuada
[en] College libraries
[en] Continuing education
[en] Librarians
Resumo Trata-se de uma pesquisa que tem por objetivo verificar como se dá o processo de educação continuada dos bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias das regiões do Vale do Rio dos Sinos e Metropolitana Delta do Jacuí. Além disso, verifica as formas que estes profissionais utilizam para dar continuidade a sua educação, os fatores internos e externos que interferem neste processo e suas expectativas profissionais para o futuro. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário, enviado para 148 bibliotecários de 55 instituições. O retorno foi de 42%, ou seja, 62 bibliotecários de 14 instituições responderam o questionário. Os principais resultados revelaram que se trata de um grupo de profissionais com tendência à maturidade, pois 40% estão na faixa etária de 30 a 39 anos e 32% de 40 a 49 anos. Os principais empecilhos indicados na busca de atualização foram a falta de tempo e a falta de recursos financeiros, e o principal fator que motiva este grupo de profissionais a atualizarem-se é a capacitação para melhor realizar suas atividades no trabalho. Verificou-se também que a principal área de interesse para cursos de extensão é a de Sistemas e/ou Tecnologia da Informação (79%). Outra constatação importante foi que nenhum dos respondentes cursou Doutorado, apenas 10% cursaram Mestrado e 40% cursaram Especialização. Isto possivelmente deve-se ao fato de não existirem cursos de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu específicos na área de Ciência da Informação no Rio Grande do Sul, fazendo com que os profissionais tenham que se deslocar para outros estados ou especializar-se em áreas afins, como por exemplo, a Administração ou Metodologia do Ensino Superior.
Abstract The objective of the research hereby is to examine how the continuing education process is conducted by librarians who work at college libraries in the regions of Rio do Sinos Valley and the Metropolitana do Delta do Jacuí, in Brazil. Furthermore, it also examines what forms have been adopted by such professionals in order to provide a continuance to their education, the inside and outside factors that meddle with this process, and their professional expectations for the future. A questionnaire has been sent to 148 librarians in 55 institutions for collecting of data. A return of 42% has been registered, meaning that 62 librarians from 14 institutions replied to the questionnaire. The main results have disclosed that it is a group of professionals with a tendency toward maturity, for 40% are within the group aged 30 to 39 years old, and 32% ranges between 40 and 49 years. The main indicated hindrances in pursuit of updating have been lack of time and shortage of financial resources, notwithstanding the principal factor that motivates this group of professionals to keep updated is the ability to improve and better perform the activities they work on. It has also revealed that the main area of interest on extension courses lies in the Computer Systems and/or Data Processing Technology (79%). Another important aspect made known is that none of the respondents holds a Doctorate Degree, only to 10% a Master’s Degree has been conferred, and 40% took up Specialization courses. This is probably due to nonexistence of specific lato sensu and stricto sensu courses at post graduate level in the area of Data Processing Sciences in the state of Rio Grande do Sul, thus impelling professionals to move to other states or to become specialized in similar areas, like Administration or Higher Instruction Methodology.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67770
Arquivos Descrição Formato
000550350.pdf (611.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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