Repositório Digital

A- A A+

Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007

.

Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Bibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007
Autor Ávila, Adriana Aparecida de
Orientador Caregnato, Sonia Elisa
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca digital
Ensino a distância
[en] Digital libraries
[en] Distance education
[en] Products
[en] Services
[en] University libraries
Resumo O trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD.
Abstract The work describes the evolution of distance learning since its beginning until the rise of web based learning. It discusses its importance in higher education and the role of academic libraries in supporting it. It approaches digital libraries and aspects related to it, such as definitions, characteristics, proposals and necessary changes. It aims at diagnosing the products and services directed to Distance Education and offered through the sites of digital libraries in the universities of the Rio Grande do Sul in 2007. Its specific aims are: to verify which higher education institutions of Rio Grande do Sul offer activities of Distance Education; to identify if these institutions possess digital libraries, and who has access to them; to list which services and products are offered by these libraries; to verify which type of special information the libraries offer for the Distance Education pupils and to verify if the products and services offered are the ones recommended in the literature. This is a descriptive study, with a qualitative and quantitative approach that investigates Distance Education in higher education of Rio Grande do Sul from a sample of sixteen institutions. For data collection it applies field observation carried through by an observer in a non-participant form. As results it lists the types of activities of Distance Education offered by the universities and the types of services and products offered by the digital libraries. It confirms the low frequency of some services and products, but the predominance of free access stands out as a positive result. It points the possible factors that can intervene with the implementation of products and services directed to Distance Education. It recommends to administrative personnel, teaching staff and librarians that they work together in favour of Distance Education pupils.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67779
Arquivos Descrição Formato
000718006.pdf (342.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.