Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Adriana Aparecida dept_BR
dc.date.accessioned2013-03-19T01:41:45Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67779pt_BR
dc.description.abstractO trabalho descreve a evolução da Educação a Distância (EAD), desde os seus primórdios até a EAD via web. Discute a sua importância no ensino universitário e o papel das bibliotecas acadêmicas no apoio a EAD. Aborda o tema bibliotecas digitais e aspectos relativos a ele, tais como definições, características, propostas e mudanças necessárias para a sua elaboração. Propõe-se a diagnosticar os produtos e serviços voltados a EAD oferecidos através dos sites de bibliotecas digitais das universidades do Rio Grande do Sul em 2007. Para isso define como objetivos específicos: verificar quais as instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que oferecem atividades de EAD; identificar se as instituições possuem bibliotecas digitais e quem tem acesso a elas; listar os serviços e produtos oferecidos por estas bibliotecas; verificar que tipo de informação diferenciada essas bibliotecas oferecem para os alunos de EAD e, finalmente, verificar se os produtos e serviços oferecidos são os recomendados pela literatura pesquisada. Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, que investiga a EAD no ensino superior do Rio Grande do Sul a partir de uma amostra de dezesseis instituições. Para o levantamento de dados, aplica a observação em campo semi-estruturada, realizada por um único observador de forma não participante. Apresenta como resultados os tipos de atividades de EAD oferecidos pelas universidades e os tipos de serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas digitais. Constata a baixa freqüência de alguns serviços e produtos, mas ressalta um dado positivo que é a predominância de acesso livre. Aponta os prováveis fatores que podem interferir na implementação de produtos e serviços voltados a EAD. Recomenda aos professores, administradores e bibliotecários que trabalhem em conjunto para melhor atender os alunos de EAD.pt_BR
dc.description.abstractThe work describes the evolution of distance learning since its beginning until the rise of web based learning. It discusses its importance in higher education and the role of academic libraries in supporting it. It approaches digital libraries and aspects related to it, such as definitions, characteristics, proposals and necessary changes. It aims at diagnosing the products and services directed to Distance Education and offered through the sites of digital libraries in the universities of the Rio Grande do Sul in 2007. Its specific aims are: to verify which higher education institutions of Rio Grande do Sul offer activities of Distance Education; to identify if these institutions possess digital libraries, and who has access to them; to list which services and products are offered by these libraries; to verify which type of special information the libraries offer for the Distance Education pupils and to verify if the products and services offered are the ones recommended in the literature. This is a descriptive study, with a qualitative and quantitative approach that investigates Distance Education in higher education of Rio Grande do Sul from a sample of sixteen institutions. For data collection it applies field observation carried through by an observer in a non-participant form. As results it lists the types of activities of Distance Education offered by the universities and the types of services and products offered by the digital libraries. It confirms the low frequency of some services and products, but the predominance of free access stands out as a positive result. It points the possible factors that can intervene with the implementation of products and services directed to Distance Education. It recommends to administrative personnel, teaching staff and librarians that they work together in favour of Distance Education pupils.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectBiblioteca digitalpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectUniversity librariesen
dc.subjectDigital librariesen
dc.subjectProductsen
dc.subjectServicesen
dc.titleBibliotecas digitais: produtos e serviços oferecidos aos alunos de educação á distância nas universidades do Rio Grande do Sul em 2007pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000718006pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples