Repositório Digital

A- A A+

Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia

.

Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação de objetos de aprendizagem para a pesquisa bibliográfica em ciência e tecnologia
Autor Pereira, Diovana
Orientador Caregnato, Sonia Elisa
Co-orientador Moura, Ana Maria Mielniczuk de
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Informação
Objetos de aprendizagem
[en] Bibliographical research in the biomedical area
[en] Learning objects evaluation
[en] Objects of learning
Resumo A Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a coordenação da Secretaria de Educação a Distância, viabilizou através do núcleo de Educação a Distância - ECHOS, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a elaboração de oito objetos de aprendizagem voltados para a Pesquisa Bibliográfica em Ciência e Tecnologia, disponibilizados inicialmente na disciplina Informação Especializada, do Curso de Biblioteconomia. Dentro deste contexto, o presente trabalho avalia as potencialidades e as limitações e investiga o nível de expectativa e satisfação, usabilidade e aprendizagem dos alunos quanto à utilização desses objetos de aprendizagem. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, contendo uma questão preliminar, vinte questões fechadas e uma questão aberta, aplicado aos alunos matriculados na disciplina e presentes na aula destinada à explanação dos objetos, e contemplou os seguintes tópicos: apresentação visual, utilização, conteúdo e aprendizagem. A análise dos dados indica que os objetos de aprendizagem avaliados estão estruturados de forma clara, objetiva, com conteúdos de qualidade e representam uma prática bastante significativa no processo de aprendizado dos alunos. Apresenta subsídios para manter e aperfeiçoar os objetos a fim de maximizar a qualidade, e verifica grande potencial para reutilização em outros contextos, principalmente naqueles voltados para a Pesquisa Bibliográfica na área Biomédica.
Abstract The Federal University of RS, under the coordination of the Department of Long-Distance Education; through the nucleus of Long-Distance-ECHOS, and the Librarianship and Communication Faculty, has made possible the elaboration of eight learning objects geared towards Bibliographic Searching in Science and Technology, initially available in the Course of Specialized Information of the Librarianship programme. Within this context, the present paper seeks assessing the potential and limitations as well as investigating the expectation and satisfaction levels, usability, and students’ learning in relation to the learning objects. The data collecting instrument was a questionnaire containing one preliminary question, twenty closed-questions and one open-ended question, applied to the students enrolled in the subject and present in the class destined for the explanation of the objects. It contemplated the following topics: visual presentation, utilization, content and learning. The data analysis indicate that the learning objects assessed are structured in a clear and objective way, with qualified contents and represent a quite significant practice in the students learning process. This work presents subsidies to maintain and, if desired, to complement the objects to maximize their quality, and verifies great potential to reutilization in other contexts, mainly in the ones concerning the Bibliographic Searching in the Biomedical Area.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67782
Arquivos Descrição Formato
000718016.pdf (422.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.