Repositório Digital

A- A A+

Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar

.

Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adote um escritor: estratégias para a promoção da leitura e dinamização da biblioteca escolar
Autor Zacher, Giane
Orientador Bonotto, Martha Eddy Krummenauer Kling
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Leitura
[en] Dinamic school libraries
[en] Reader forming
[en] Reading
[en] Reading habit
[en] Reading pleasure
[en] Reading program adopting a writer
[en] Reading promotion
[en] School libraries
Resumo Analisa a influência do programa de leitura Adote um Escritor como estratégia para a promoção da leitura e dinamização da Biblioteca Escolar nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Porto Alegre – RS, do ponto de vista dos escritores, bibliotecários, professores e alunos participantes. Aborda as atividades planejadas e desenvolvidas pelo coletivo da Escola, visando o incentivo à leitura e a formação de leitores e enfoca a valorização e dinamização da Biblioteca Escolar, no papel de pólo disseminador do Adote um Escritor, através de suas ações junto à comunidade escolar: empréstimos, Hora do Conto, formação de Grupos de Contadores, entre outras. Apresenta trechos dos depoimentos colhidos através do questionário, expondo a opinião pessoal dos informantes e justificando os resultados obtidos pela pesquisa, demonstrando estes resultados por meio de gráficos. Busca promover uma reflexão acerca do estado em que se encontram as bibliotecas escolares, relacionando esta situação com a possibilidade de desenvolvimento do hábito e do gosto pela leitura nos alunos.
Abstract It analyzes the influence of the program of readind promotion Adote um Escritor (Adopting a Writer) as a strategy for reading promotion and for turning Municipal School Libraries in Porto Alegre – RS more dynamic. It analyzes the viewpoint of writers, lbrarians, teachers and students participanting in the program. It approaches the activities planned and developed by the school community, that aimed at reading and reader promotion, focusing the value and the dynamic role of the library in lending, storytelling, the setting up of storytelling groups, among others. It presents samples of personal opinions of the participants, collected by means of questionnaires, demonstrating these results by means of graphs. It seeks to propose a reflection about the present state of school libraries, relating this situation with the possibility of the development of reading habit and reading pleasure in students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67783
Arquivos Descrição Formato
000718017.pdf (1.586Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.