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dc.contributor.advisorMeira, Fábio Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorKnierim, Silvia Cristina Nunespt_BR
dc.date.accessioned2013-03-19T01:41:49Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67790pt_BR
dc.description.abstractEste estudo envolve a análise ergonômica no ambiente escolar, mais especificamente nas secretarias escolares, enfatizando os aspectos biomecânicos e posturais, bem como, a gestão da organização do trabalho, sendo desenvolvido junto aos secretários de oito instituições da rede estadual de ensino estabelecidas em Quaraí, no Estado do Rio Grande do Sul. Teve como objetivo avaliar a saúde ocupacional dos servidores públicos secretários de escola, os quais são usuários de computador, demonstrando se há ou não adaptação das condições de trabalho às características biotípicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A metodologia elaborada compreendeu, em cada instituição, primeiramente a aplicação de duas rodadas de entrevistas - uma junto aos dirigentes institucionais e outra junto aos secretários; posteriormente fez-se, no mínimo, uma visita semanal para observação e análise das condições do posto de trabalho de cada servidor e para detecção do risco de desenvolvimento de distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho. Sequencialmente, foram aplicados dois questionários – um, adaptado de Corlett & Manenica, para autoavaliação da percepção quanto a dor ou desconforto durante a jornada diária de trabalho, e outro sobre a opinião acerca da Qualidade de Vida no Trabalho. Efetuou-se ações corretivas primárias nos postos que permitiam ajustes, e orientou-se os secretários quanto à realização de micropausas para distensionamento e à prática de exercícios simples, preventivos às DORT, durante tais intervalos. São apresentados resultados que denunciam condições ruins a razoáveis dos postos de trabalho, apontam como péssimas a ruins as condições das cadeiras de metade dos usuários e evidenciam a detecção de significativo risco biomecânico para distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho. É premente a necessidade da elaboração de uma agenda organizacional na Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, a qual abranja a inspeção quanto à saúde e segurança ocupacional do ambiente de trabalho dos secretários de escola, e a implantação de um programa de prática de ginástica laboral como forma de redução tensional muscular. Conclui-se que faz-se necessário aprimorar a gestão quanto a traçar metas orçamentárias para a substituição gradativa do mobiliário – especialmente das cadeiras atuais por outras com apoio para os braços e com dispositivos de regulagem ao biotipo do usuário, a fim de melhorar as condições dos postos de trabalho e concomitantemente, a qualidade de vida dos usuários de tais postos.pt_BR
dc.description.abstractThis study involves the ergonomic analysis in the school environment, specifically in the school offices, emphasizing postural and biomechanical as well as the management of the organization of work, being developed along with secretaries of eight institutions of the state schools network established in Quaraí in the state of Rio Grande do Sul. Its objective is to assess the occupational health of public school secretaries, which are computer users, showing whether there is or there is not adaptation of the working conditions to the biotypical characteristics of the workers, to provide a maximum comfort, safety and efficient performance. The methodology develop encompassed, in each institution, two interview rounds - one with the institutional leaders and another with the secretaries; subsequently were performed, at a minimum, one weekly visit for observation and analysis of the conditions of the work station of each school secretary and for detection of the risk of developing musculoskeletal disorders of the superior extremities related to work. Sequentially, we applied two questionnaires - one, adapted from Corlett & Manenica for self-assessment of the perception of pain or discomfort during the work day, and another on the opinion about the Quality of Life at work. Primary corrective actions were performed in the work stations that allowed adjustments, and the secretaries were directed in the realization of relax micro-pauses and the performance of simples exercises preventives, such as "WMSD", during such intervals. Results are presented that show poor to fair conditions of employment, indicate as bad to poor the conditions of the seats in a half of the users and demonstrate the detection of significant biomechanical risk for upper limb musculoskeletal disorders related to work. It is urgent for the development of an organizational agenda in the State Department of Administration and Human Resources, which covers the inspection and occupational health and safety of the working environment of the school secretaries, and implementing a program of gymnastics as a way of reducing labor muscle tension. We conclude that it is necessary to improve management and to outline budget targets for the gradual replacement of the furniture - especially chairs with other current support for the arms and devices for regulating the body type of the user in order to improve conditions of jobs and concomitantly, the quality of life of users of these posts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorking conditionsen
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectAdjustable seatsen
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectGymnasticsen
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.titleA adaptação do homem à máquina: um retrato da saúde ocupacional relativa ao uso do computador junto aos secretários das escolas da rede estadual de ensino em Quaraí-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRibeiro, Lena Maris Mazzottipt_BR
dc.identifier.nrb000871782pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão em Saúde UABpt_BR


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