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Educação nutricional em centros de referência de assistência social

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Educação nutricional em centros de referência de assistência social

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Título Educação nutricional em centros de referência de assistência social
Autor Bayer, Silvia Regina
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Desenvolvimento social
Educação nutricional
Saúde pública
[en] Health promotion
[en] Nutrition education
[en] Teachers social
Resumo Nesta monografia analisamos os resultados de uma investigação empírica que teve por objetivo principal refletir a respeito do tema Educação Nutricional, averiguando o nível de conhecimento dos educadores sociais no contexto da promoção das práticas alimentares saudáveis e como essas podem contribuir de maneira positiva para a promoção da saúde. O estudo teve como fundamentação principal Boog (2008), Buss (1999, 2003), Linden (2005), Freire (1998), além de outros autores e documentos. Metodologicamente, o estudo caracterizou-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, utilizando-se do “questionário”, como principal procedimento de pesquisa para problematizar a temática da Educação Nutricional. O referido questionário para a coleta dos dados constitui-se de 20 questões, mesclando-as em abertas e fechadas aplicado no período de janeiro de 2012, traçando um perfil dos educadores, abordando a respeito de conhecimentos em nutrição, práticas e atitudes dos profissionais. Os sujeitos da pesquisa foram 22 educadores sociais que atuam junto aos seis Centros de Referência da Assistência Social - CRAS no município de Novo Hamburgo/RS. As análises dos dados coletados nos permitiram concluir que há necessidade de maior inserção do profissional nutricionista junto aos educadores para que possam aprofundar os conhecimentos a respeito do tema proposto, visto que essa é uma necessidade apontada pelos entrevistados. Outro aspecto da conclusão é a necessidade da inclusão do tema nos projetos políticos – pedagógicos dos espaços estudados. Conclui-se ainda que o CRAS é um espaço com grande potencial para ações promotoras em saúde necessitando de uma ação conjunta entre os diversos profissionais que atuam junto a estes espaços. A partir do referencial teórico foi identificado que o investimento em educação nutricional com o objetivo de promoção de saúde é de grande interesse à saúde pública, pois além de prevenir doenças crônico-degenerativas em adultos, ajuda na redução dos gastos em saúde. O estudo aponta também para a necessidade da Secretaria de Desenvolvimento social enfrentar o desafio da gestão de pessoal devido à rotatividade do grupo de educadores sociais, dando efetividade nas suas ações. Além disso, o reconhecimento do caráter educativo que portam as ações de alimentação que ocorrem no cotidiano dos CRAS, o almoço e o lanche.
Abstract In this thesis we analyze the results of an empirical investigation that was aimed at reflecting on the theme Nutrition Education, checking the level of knowledge of social educators in the promotion of healthy eating habits and how these can contribute positively to the promotion of Health. The study had as main reasons Boog (2008), Buss (1999, 2003), Linden (2005), Freire (1998), and other papers and documents. Methodologically, the study characterized as a field research, qualitative, using the "questionnaire", as the main search procedure to discuss the issue of Nutrition Education. This questionnaire for data collection consisted of 20 questions, merging them into open and closed implemented from January 2012, establishing a profile of teachers, focusing on nutrition knowledge, practices and attitudes of professionals. The subjects were 22 street educators who work with six Centres of Social Assistance Reference - CRAS in the city of New Hamburg / RS. Analyses of data collected allowed us to conclude that there is need for greater integration of professional nutritionist along with educators to increase knowledge about the theme, since this is a necessity indicated by respondents. Another aspect of the conclusion is the need to include the issue in political projects - pedagogical spaces studied. We can also conclude that the CRAS is an area with great potential for health-promoting actions requiring joint action among the various professionals who work with these spaces. From the theoretical framework has been identified that investment in nutrition education with the goal of health promotion is of great interest to public health, as well as preventing chronic diseases in adults, it helps in reducing health costs. The study also points to the need of the Secretariat of Social Development the challenge of management personnel due to turnover of the group of educators, giving effectiveness in their actions. Moreover, recognition of the educational character who hold the shares of power that occur in everyday CRAS, lunch and snack.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67792
Arquivos Descrição Formato
000871793.pdf (594.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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