Repositório Digital

A- A A+

Cobertura de vacinação em crianças menores de um ano de idade em uma unidade de saúde de Nova Hartz-RS

.

Cobertura de vacinação em crianças menores de um ano de idade em uma unidade de saúde de Nova Hartz-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cobertura de vacinação em crianças menores de um ano de idade em uma unidade de saúde de Nova Hartz-RS
Autor Bau, Tani Lise
Orientador Reis, Roberta Alvarenga
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde UAB.
Assunto Políticas públicas
Programa Nacional de Imunizacoes.
Saúde da família
Vacinação
Resumo As vacinas são capazes de reduzir significativamente a morbi-mortalidade infantil causada por doenças infecto-contagiosas e avaliar sua cobertura é imprescindível para se garantir o sucesso de programas de imunização. Trata-se de pesquisa de abordagem quantitativa que tem por objetivo verificar a cobertura de vacinação nas crianças de zero a um ano de idade na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Campo Vicente no município de Nova Hartz/RS, identificando possíveis causas para o não cumprimento da meta de cobertura pactuada, assim como propor estratégias a serem aplicadas para o aumento dessa cobertura. Este estudo foi desenvolvido com as crianças residentes nas seis micro áreas de abrangência da ESF Campo Vicente no período de 16 de agosto de 2011 a 17 de janeiro de 2012. Os dados foram coletados através dos registros nos prontuários das consultas de puericultura que são realizadas semanalmente na unidade. Foram consideradas com o esquema de vacinação completo aquelas crianças com todas as vacinas feitas para a sua faixa etária, e com vacinas em atraso aquelas crianças que se encontravam com, pelo menos, uma vacina em atraso para a sua faixa etária. Foi estudada a quantidade de vacinas em atraso por faixa etária e também os atrasos cumulativos. Os resultados revelam que apenas 40% da amostra encontra-se com o esquema básico de vacinação completo. O resultado encontrado sugere uma reestruturação das ações do serviço de imunização do município, especialmente no que se refere à ampliação do acesso da população e no treinamento permanente dos vacinadores, com vistas a aumentar a cobertura vacinal e melhorar a qualidade das ações de saúde prestadas pela Secretaria de Saúde municipal.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/67794
Arquivos Descrição Formato
000871813.pdf (575.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.