Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDias, Maria Luciapt_BR
dc.contributor.authorSchenkel, Tamarapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-20T01:42:36Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67819pt_BR
dc.description.abstractA orientação sobre a forma de manuseio correto de livros como agente de disseminação da preservação documental, o serviço de referência e as crianças, o meio desta disseminação. Esta relação é apresentada e analisada neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). São estudados a composição físico-química do papel, as partes e estruturas do livro e seus problemas de desgaste, os agentes químicos, ambientais e biológicos à degradação do papel, além das ações humanas que agravam ou inibem o desgaste dos livros. As práticas de manuseio inadequado feito pelos usuários e funcionários da unidade de informação, e como o serviço de referência pode ser uma ferramenta poderosa na divulgação do manuseio correto de livros como forma de preservação documental, atuando na educação e conscientização dos usuários. Usuários estes, crianças, que, através de jogos, aprendem e repassam a importância da preservação documental para suas próprias vidas e de todos os outros. A pesquisa descritiva tem por finalidade identificar: como as crianças podem ser agentes da preservação documental através da disseminação das orientações recebidas durante o serviço de referência e quais são os agentes e ações que interferem na conservação dos livros. Para tanto, a metodologia empregada teve abordagem quantitativa e qualitativa, sendo os instrumentos de coleta de dados utilizados o questionário e a observação. Esses foram aplicados a fim de identificar a condição geral do meio ambiente da biblioteca, a condição de preservação do acervo, e quais as práticas mais rotineiras no manuseio inadequado de livros entre as crianças.pt_BR
dc.description.abstractAdvice on the appropriate handling of books to disseminate document preservation through the use of reference services. The children as a means of divulgation. This relation is presented and analyzed in the graduation monograph herein. The physical-chemical composition of the paper, the parts and structure of the book and its wear and tear, the chemical, environmental and biological agents of paper degradation, besides the human actions that aggravate or inhibit document wear and tear. The mishandling practices carried out by users and employees of the information unit, and how reference services may become a powerful tool in the divulgation of the correct procedures of book handling as a means of document preservation, for users´ education and awareness. These users, the children, who through games learn and pass on the importance of document preservation onto their own and other people´s lives. The descriptive research aims at identifying how children can act as agents of document preservation by disseminating the orientation received during the interaction with reference services, and which agents and actions interfere with book conservation. In this regard, the employed methodology had a quantitative and a qualitative approach, and data collecting was achieved through the use of a questionnaire and observation. The goal of this procedure was to identify the overall conditions of the library environment and patrimony preservation, as well as the most customary practices in book mishandling among children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPreventive conservationen
dc.subjectLivro : Conservaçãopt_BR
dc.subjectPatrimonyen
dc.subjectPatrimony preservationen
dc.subjectBook handlingen
dc.titleO manuseio adequado de livros por crianças como agentes de preservação documentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGrün, Renata Cristinapt_BR
dc.identifier.nrb000466990pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples