Repositório Digital

A- A A+

Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS

.

Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Biblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RS
Autor Antunes, Cleuza Diogo
Orientador Neves, Iara Conceição Bitencourt
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Leitura
[en] Reading
[en] Reading for pleasure
[en] School library
[en] Strategies for encouraging reading
Resumo Estudo que buscou identificar as estratégias de incentivo à leitura recreativa que estão sendo usadas nas bibliotecas escolares da Rede de Ensino Municipal de Alvorada, RS, contextualizando a crise da leitura no Brasil, que tem sido alvo dos esforços de bibliotecários e professores, empenhados em atenuá-la. A literatura chama a atenção para sua responsabilidade educativa no processo de formação de leitores e usuários de bibliotecas , a partir das bibliotecas escolares. Para a coleta dos dados da pesquisa utilizou-se a entrevista semi-estruturada, aplicada aos profissionais que atuam nas bibliotecas da Rede mencionada. Constata que em todas as bibliotecas da rede, estão sendo desenvolvidas estratégias variadas para a promoção da leitura recreativa, tais como: contação de histórias, momento da leitura, feira do livro, empréstimo domiciliar, teatro de fantoches, apresentação e produção teatral, arte na biblioteca, sarau poético, jornalzinho da biblioteca, caixa estante ou biblioteca itinerante, produção de livros com alunos, mostra de criações e produções dos alunos, visitas a centros culturais e outras feiras de livros, painel de novidades e sugestões de leitura, música na biblioteca, vídeo na biblioteca, jogos lúdicos, colcha de retalhos literária, mural ou varal da poesia, praça da leitura, e dia do abraço ao incentivo à leitura e criação. Constata também que todos os profissionais que atuam nestas bibliotecas são professores. Conclui que as estratégias adotadas por esses professores estão em sintonia com os objetivos dos projetos políticos pedagógicos das escolas, projetos estes que são voltados para a realidade e a necessidade da comunidade local, as quais são conhecidas, através da Pesquisa Participante ou dos Conselhos Participativos realizados com a comunidade local e escolar.
Abstract The objective of this study was to identify strategies being used in the school libraries in the City of Alvorada, RS for encouraging reading for pleasure and this way contextualizing the crises of reading in Brazil, Which has been a target of efforts on the part of librarians and teachers to try to overcome. Literature has a crucial role of educational responsibility in the process of forming readers and library users, and the school libraries are the base for this. To collect the data for this research, the semistructured interview with professionals that work in the libraries mentioned above was used. It was verified that in all of the school libraries in this municipality various strategies are being developed to promote reading for pleasure such as storytelling, reading hour, book fair, book loan, puppet theater, theatrical presentations and productions, art in the library, poetry soirée, library bulletin, bookshelf or library-onwheels, production of books with students, putting the creations and productions of students on display, visits to cultural centers and other book fairs, bulletin board of attractions and reading suggestions, music in the library, videos in the library, recreational games, literary quilting, mural or line of poetry, readiag corner, text workshops, and the day for embracing the incentives to reading and creating. It was also confirmed that all of the professionals that work in these libraries are teachers. The conclusion is that the strategies adopted by these teachers are in harmony with the objectives of the pedagogical policies and projects of the schools in response to the reality and needs of the local community, which are presented in the Participating Research or from the Participatory Councils held with the local and school community.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67821
Arquivos Descrição Formato
000550127.pdf (347.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.