Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNeves, Iara Conceição Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Cleuza Diogopt_BR
dc.date.accessioned2013-03-20T01:42:38Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67821pt_BR
dc.description.abstractEstudo que buscou identificar as estratégias de incentivo à leitura recreativa que estão sendo usadas nas bibliotecas escolares da Rede de Ensino Municipal de Alvorada, RS, contextualizando a crise da leitura no Brasil, que tem sido alvo dos esforços de bibliotecários e professores, empenhados em atenuá-la. A literatura chama a atenção para sua responsabilidade educativa no processo de formação de leitores e usuários de bibliotecas , a partir das bibliotecas escolares. Para a coleta dos dados da pesquisa utilizou-se a entrevista semi-estruturada, aplicada aos profissionais que atuam nas bibliotecas da Rede mencionada. Constata que em todas as bibliotecas da rede, estão sendo desenvolvidas estratégias variadas para a promoção da leitura recreativa, tais como: contação de histórias, momento da leitura, feira do livro, empréstimo domiciliar, teatro de fantoches, apresentação e produção teatral, arte na biblioteca, sarau poético, jornalzinho da biblioteca, caixa estante ou biblioteca itinerante, produção de livros com alunos, mostra de criações e produções dos alunos, visitas a centros culturais e outras feiras de livros, painel de novidades e sugestões de leitura, música na biblioteca, vídeo na biblioteca, jogos lúdicos, colcha de retalhos literária, mural ou varal da poesia, praça da leitura, e dia do abraço ao incentivo à leitura e criação. Constata também que todos os profissionais que atuam nestas bibliotecas são professores. Conclui que as estratégias adotadas por esses professores estão em sintonia com os objetivos dos projetos políticos pedagógicos das escolas, projetos estes que são voltados para a realidade e a necessidade da comunidade local, as quais são conhecidas, através da Pesquisa Participante ou dos Conselhos Participativos realizados com a comunidade local e escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to identify strategies being used in the school libraries in the City of Alvorada, RS for encouraging reading for pleasure and this way contextualizing the crises of reading in Brazil, Which has been a target of efforts on the part of librarians and teachers to try to overcome. Literature has a crucial role of educational responsibility in the process of forming readers and library users, and the school libraries are the base for this. To collect the data for this research, the semistructured interview with professionals that work in the libraries mentioned above was used. It was verified that in all of the school libraries in this municipality various strategies are being developed to promote reading for pleasure such as storytelling, reading hour, book fair, book loan, puppet theater, theatrical presentations and productions, art in the library, poetry soirée, library bulletin, bookshelf or library-onwheels, production of books with students, putting the creations and productions of students on display, visits to cultural centers and other book fairs, bulletin board of attractions and reading suggestions, music in the library, videos in the library, recreational games, literary quilting, mural or line of poetry, readiag corner, text workshops, and the day for embracing the incentives to reading and creating. It was also confirmed that all of the professionals that work in these libraries are teachers. The conclusion is that the strategies adopted by these teachers are in harmony with the objectives of the pedagogical policies and projects of the schools in response to the reality and needs of the local community, which are presented in the Participating Research or from the Participatory Councils held with the local and school community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectReading for pleasureen
dc.subjectStrategies for encouraging readingen
dc.titleBiblioteca escolar e promoção da leitura recreativa : um estudo das bibliotecas escolares da rede de ensino municipal de Alvorada - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000550127pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples