Repositório Digital

A- A A+

Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco

.

Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Trabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Branco
Autor Oliveira, Maria Emília Pecktor de
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Hábito de leitura
[en] Fundamental instruction
[en] Icentive for reading
[en] Middle instruction
[en] Reader formation
[en] School library
[en] Teenagers
Resumo Trata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação.
Abstract Deals about the matter of reading with students of the fundamental and middle level of a school in Porto Alegre, identifying your informational lacks, and verifying how occours their contact with reading and how reading can be encouraged and worked, in a pleasure way, in this middle. It consists on a case study, where it will be applied an semi-structured interview to reach the pretended results, besides the observation done by the interviewer on the studied environment. Presents theorical reference that will ground the obtained results or that will serve as foundation to the contestation with the reality observed. Deals about the importance of the school library to the structure of the reader and the shortage of programs that incentivate the reading with alphabetized teenagers and adults. At the end, it pretends to suggest activities that awakes on the youngers the pleasure and the importance of reading, having as basis the analysis of the obtained results through the interview and the observation.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67827
Arquivos Descrição Formato
000550157.pdf (786.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.