Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Maria Emília Pecktor dept_BR
dc.date.accessioned2013-03-20T01:42:39Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67827pt_BR
dc.description.abstractTrata da questão da leitura de alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola de Porto Alegre, identificando suas carências informacionais e verificando como acontece seu contato com a leitura e como a leitura pode ser incentivada e trabalhada, de forma prazerosa, nesse meio. Constitui-se de um estudo de caso, no qual foi aplicada uma entrevista semi-estruturada para se chegar aos resultados pretendidos, além da observação direta feita pela entrevistadora no ambiente estudado. Apresenta referencial teórico que irá fundamentar os resultados obtidos ou que servirão de base para a contestação com a realidade observada. Trabalha com a questão da importância da biblioteca escolar para a formação do leitor e a carência de programas de incentivo à leitura para adolescentes e adultos alfabetizados. Ao final, sugere atividades que despertem os jovens para o prazer e para a importância da leitura, tomando como base a análise dos resultados obtidos através da entrevista e da observação.pt_BR
dc.description.abstractDeals about the matter of reading with students of the fundamental and middle level of a school in Porto Alegre, identifying your informational lacks, and verifying how occours their contact with reading and how reading can be encouraged and worked, in a pleasure way, in this middle. It consists on a case study, where it will be applied an semi-structured interview to reach the pretended results, besides the observation done by the interviewer on the studied environment. Presents theorical reference that will ground the obtained results or that will serve as foundation to the contestation with the reality observed. Deals about the importance of the school library to the structure of the reader and the shortage of programs that incentivate the reading with alphabetized teenagers and adults. At the end, it pretends to suggest activities that awakes on the youngers the pleasure and the importance of reading, having as basis the analysis of the obtained results through the interview and the observation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectIcentive for readingen
dc.subjectReader formationen
dc.subjectTeenagersen
dc.subjectFundamental instructionen
dc.subjectMiddle instructionen
dc.titleTrabalhando a leitura após a infância : um estudo de caso com os alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Estadual Rio Brancopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000550157pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples