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NBR 14724, NBR 10520 & NBR 6023 : uma análise de normas técnicas de informação e documentação utilizadas na apresentação de trabalhos acadêmicos

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NBR 14724, NBR 10520 & NBR 6023 : uma análise de normas técnicas de informação e documentação utilizadas na apresentação de trabalhos acadêmicos

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Título NBR 14724, NBR 10520 & NBR 6023 : uma análise de normas técnicas de informação e documentação utilizadas na apresentação de trabalhos acadêmicos
Autor Kern, Thiago
Orientador Laan, Regina Helena van der
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Normas técnicas : Análise
Trabalho acadêmico
[en] Academic works
[en] Brazilian association of technical standards
[en] Standardization
[en] Technical standards
Resumo Este estudo analisa aspectos redacionais e de apresentação das normas técnicas NBR 14724, NBR 10520 e NBR 6023, publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e utilizadas na normatização de trabalhos acadêmicos. O referencial teórico do estudo informa sobre normalização, normas técnicas, as entidades normalizadoras, a ABNT e sua estrutura básica, o processo de criação das normas técnicas brasileiras, além de seus níveis e tipos, os documentos normativos empregados pela ABNT, e a importância da atividade normatizadora no ambiente acadêmico. A metodologia empregada constituiu-se na utilização do documento normativo atualmente usado pela ABNT para elaborar normas técnicas, entitulado Diretiva – Parte 3, como parâmetro de análise. Em um primeiro momento realizou-se uma análise prévia da estrutura da Diretiva – Parte 3, para que fossem identificadas as regras que se aplicassem especificamente ao grupo de normas analisadas, o que resultou na utilização das regras pertinentes como critérios de análise comparativa. Para que fosse possível um melhor entendimento da Diretiva – Parte 3, sua estrutura foi exposta em detalhes. Após a análise, concluiu-se que há várias regras da Diretiva – Parte 3 que não são seguidas completamente por uma ou mais normas; que nem todos os elementos que constituem as normas são regulados pelo documento normativo da ABNT; que esse documento, por ter sido publicado em 1995, possui várias passagens defasadas; que há algumas regras da Diretiva que são conflitantes entre si, o que gera incoerência. É recomendado que seja feita uma revisão da Diretiva – Parte 3, tanto para corrigir suas incoerências, como para atualizá-la nos pontos defasados. São feitas sugestões de tópicos para pesquisas futuras, no âmbito das normas técnicas relacionadas a trabalhos acadêmicos.
Abstract This study analyzes textual aspects and presentation aspects of the technical standards NBR 14724, NBR 10520 and NBR 6023, all published by the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) and used in the standardization of academic works. The theoretical embasement of the study informs about standardization, technical standards, standardization entities, the ABNT and its basic structure, the process of creation of the Brazilian technical standards and its levels and types, the normative documents used by the ABNT, and the importance of the standardization activity in the academic environment. The employed methodology consisted of the use of the currently normative document of the ABNT to elaborate technical standards, entitled Directive – Part 3, as an analysis parameter. At a first moment was made a previous analysis of the structure of the Directive – Part 3, so that the rules that applied specifically to the group of analyzed standards were identified, and it resulted in the use of the pertinent rules as criteria of comparative analysis. To offer a better comprehension of the Directive – Part 3, its structure was displayed in details. After the analysis, it was concluded that some rules of the Directive – Part 3 are not followed completely by one or more standards; that some of the elements that constitute the standards are not regulated by the normative document of the ABNT; that this document, for having been published in 1995, possess some out of date textual fragments; that the Directive has some conflicting rules between themselves, what generates incoherence. It is recommended a revision of the Directive – Part 3, as much to correct its incoherences, as to bring up to date it in the unbalanced points. Suggestions of topics for future research are made, in the scope of the technical standards related to the academic works.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67830
Arquivos Descrição Formato
000550356.pdf (434.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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