Repositório Digital

A- A A+

Práticas musicais escolares e os processos de leitura e de escrita no primeiro ano do ensino fundamental : algumas articulações

.

Práticas musicais escolares e os processos de leitura e de escrita no primeiro ano do ensino fundamental : algumas articulações

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas musicais escolares e os processos de leitura e de escrita no primeiro ano do ensino fundamental : algumas articulações
Autor Klement, Caroline de Souza
Orientador Maffioletti, Leda de Albuquerque
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Educação musical
Ensino fundamental
Leitura
Resumo A presente pesquisa apresenta uma análise das práticas musicais escolares e dos processos de leitura e de escrita, em uma turma de crianças de seis e sete anos de idade que frequentam o primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre/RS. Tem como objetivo compreender de que modo as áreas de música e de alfabetização possibilitam experiências significativas de aprendizagem da leitura e da escrita do idioma. Foram objetos de estudos as atividades específicas desenvolvidas pelas crianças, envolvendo as duas áreas, as quais foram registradas em Diário de Classe de modo sistemático e no Relatório Final do estágio de docência, desenvolvido no período de março a junho de 2012. A fundamentação teórica que dá suporte à articulação baseia-se nos estudos, principalmente de Cauduro (1976) Maffioletti (2008;2012) Pacheco (2010) sobre a música e de Solé (1998) e Morais (2012) sobre a alfabetização. A partir das análises realizadas observou-se que as práticas musicais possibilitam a aproximação do sujeito ao código linguístico com elementos que se relacionam de maneira lúdica e espontânea, nos processos de compreensão e apropriação do sistema de escrita alfabética. As práticas musicais que enfocam a execução da unidade de tempo possibilitam a construção de inferências que facilitam os processos de leitura e de escrita.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67840
Arquivos Descrição Formato
000873922.pdf (553.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.