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http://hdl.handle.net/10183/67842
Título | A dimensão educativa no trabalho das agentes penitenciárias no “Madre Pelletier” |
Autor |
Rigo, Lucivânia Salete
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Orientador |
Della Libera, Aline Lemos da Cunha
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Data | 2012 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura. |
Assunto |
Educação não-formal
Mulher Penitenciária Feminina Madre Pelletier |
Resumo | O presente estudo tem como foco, abordar a dimensão educativa do trabalho das Agentes Penitenciárias na Penitenciária Feminina Madre Pelletier em Porto Alegre RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Realizou-se observação participante e entrevistas semiestruturadas com cinco agentes penitenciárias. Buscou-se compreender se, e como, as agentes percebem a dimensão educativa do seu trabalho. Os conceitos centrais que sustentam a análise, situam-se no campo da Educação, com ênfase em processos educativos não-escolares (em especial Freire e Makarenko), em estudos feministas (Lagarde e Espinoza) e nas políticas públicas nacionais para a Segurança Pública (Soares). As análises das entrevistas indicam que as agentes apresentam características de um modelo transgressor de mulher. Suas concepções acerca do trabalho e da educação, as possibilidades e as limitações para realizar ações educativas intencionais, estão marcadas por suas experiências de vida e de formação e pelo estereótipo da profissão. Percebe-se, também, que “o educativo”, do trabalho realizado pelas agentes desta penitenciária está fortemente associado às relações de gênero e à estrutura física peculiar da mesma. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/67842 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
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