Repositório Digital

A- A A+

Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece?

.

Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece?
Autor Alves, Karine da Cruz
Orientador Alves, Evandro
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Resumo O presente trabalho teve como principal objetivo identificar razões de frequência e infrequência de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. Tal pesquisa surgiu a partir de inquietações do estágio docente realizado pela autora em uma turma de EJA, na qual ela se deparou com alunos que na sua percepção eram infrequentes. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos administrativos da instituição em estudo. Participaram da pesquisa 8 (oito) sujeitos de etapas iniciais de alfabetização. Com base em documentos administrativos, os sujeitos foram divididos em dois grupos: frequentes (cinco) e infrequentes (três). Os roteiros das entrevistas realizadas com esses grupos combinaram questões comuns e específicas. Fundamentaram as análises dos dados estudos acadêmicos sobre evasão e permanência na EJA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros documentos de referência legal dessa modalidade de ensino. Os achados da investigação apontam que fatores externos e internos à escola levam à infrequência na EJA tais como cansaço físico, problemas de saúde e organização dos tempos e espaços escolares. Os achados corroboram os apontamentos dos autores consultados. O estudo das motivações pelas quais a infrequência ocorre podem contribuir para diminuir a incidência de evasão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67843
Arquivos Descrição Formato
000873935.pdf (697.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.