Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece?
dc.contributor.advisor | Alves, Evandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Alves, Karine da Cruz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-03-20T01:42:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/67843 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como principal objetivo identificar razões de frequência e infrequência de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Municipal de Porto Alegre. Tal pesquisa surgiu a partir de inquietações do estágio docente realizado pela autora em uma turma de EJA, na qual ela se deparou com alunos que na sua percepção eram infrequentes. A presente pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e documentos administrativos da instituição em estudo. Participaram da pesquisa 8 (oito) sujeitos de etapas iniciais de alfabetização. Com base em documentos administrativos, os sujeitos foram divididos em dois grupos: frequentes (cinco) e infrequentes (três). Os roteiros das entrevistas realizadas com esses grupos combinaram questões comuns e específicas. Fundamentaram as análises dos dados estudos acadêmicos sobre evasão e permanência na EJA, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e outros documentos de referência legal dessa modalidade de ensino. Os achados da investigação apontam que fatores externos e internos à escola levam à infrequência na EJA tais como cansaço físico, problemas de saúde e organização dos tempos e espaços escolares. Os achados corroboram os apontamentos dos autores consultados. O estudo das motivações pelas quais a infrequência ocorre podem contribuir para diminuir a incidência de evasão. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Frequência/infrequência na EJA : por que isso acontece? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000873935 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1360)